Murrelektronik: pioneirismo e interesse imediato.
Fundada em 1975, a Murrelektronik fornece produtos para automação, é líder mundial em conectividade e sempre marcou sua presença no mercado pela inovação, sendo uma das suas principais bandeiras o IP67.
A empresa aderiu à Associação Profibus em 1999. “Fomos uma das primeiras empresas. Apesar de trabalhar com outras redes de campo, a nossa principal rede foi sempre o Profibus. E quando soubemos que havia a intenção de criar a Associação Profibus no Brasil, o nosso interesse foi imediato”, conta Marcelo Barboza, Gerente da Engenharia de Aplicação da Murrelektronik.
Atenta aos novos desenvolvimentos a Murrelektronik possui na sua linha o IO Remoto IP67 Compacto (MVK) e Distribuído (CUBE67). “Temos Profibus, Profibus + Safety Passivo, além de uma linha bem completa de ASi. Também já possuímos o MVK Profinet e lançaremos em breve o CUBE67 em Profinet”, adianta Barboza.
Um dos cases de sucesso da Murrelektronik em Profibus foi implantado na Samarco, com 14.000 pontos em Profibus, que trouxe ao cliente uma disponibilidade maior do sistema (com diagnose completa por ponto); sem peças sobressalentes (IO multifuncional por ponto); e fiação plug & play simplificada (sem necessidade de conectores terminais).
Apostando na Profinet como a tendência natural da maior parte do Profibus, o Gerente da Engenharia de Aplicação da Murrelektronik afirma que, com isso, os Módulos de IO Remoto Distribuídos, como o CUBE67, serão cada vez mais usados. “Isto porque se consegue concentrar uma quantidade alta de pontos em um único nó de rede, facilitando a instalação”, destaca.
Vocação é o que define as perspectivas sobre a aplicação da tecnologia Profibus no mercado brasileiro, segundo Barboza. “Analisando os recursos que o Brasil possui (agroindústria, muitas terras, minério e agora até petróleo), é fácil entender que temos vocação para transformação de matéria-prima. Por isso indústrias como a siderúrgica, a de papel e celulose, de mineração, entre outras, devem ser as maiores empresas brasileiras dos próximos anos”, visualiza. “AS redes que a associação Profibus promove (Asi, DP, PA, Profinet e Profisafe) possuem característica que se encaixam muito bem neste tipo de aplicação que exige flexibilidade, diversos sinais diferente, robustez, altas distâncias, etc.”, conclui.
O CUBE67, Módulo de IO Remoto Distribuído da Murrelektronik.
Barboza: módulos de IO remoto distribuídos serão cada vez mais usados.
|