ifm: fidelidade às tecnologias Profibus e AS-i.
Membro da Associação Profibus desde sua fundação, a ifm electronic gmbh foi fundada em 1969 e, em 1998, iniciou as atividades de sua filial brasileira. A empresa tem como atividades o desenvolvimento, produção e comercialização de sensores, equipamentos para diversas redes e tecnologia de controle para todos os mercados mundiais.
Conta com uma linha completa de produtos para automação industrial, predial e para aplicações móveis: sensores indutivos, capacitivos, magnéticos, fotoelétricos, encoders, de fluxo, pressão, nível e temperatura, além de soluções como sistemas de visão, análise de vibração, PLCs, IHMs e módulos para uso embarcado, passando logicamente pelos equipamentos para redes industriais como o Profibus e o AS-Interface.
Adjair Ferreira Gomes, Supervisor de Produtos da ifm electronic, explica que a empresa aderiu à Associação Profibus com o objetivo de esclarecer aos usuários e associados a importância de ambas as redes, deixando claro que o Profibus e o AS-Interface não competem, mas sim se completam. “Tudo isso aliando o nome de nossa empresa às duas tecnologias”, completou.
De acordo com Adjair, a ifm foca no mercado brasileiro o uso de seus Gateways Profibus DP/ AS-Interface que podem contar ou não com um CLP integrado, os quais são responsáveis por fazer a ponte entre os instrumentos de campo (sensores, atuadores e transmissores) e os CLPs. “Isto visando sempre a descentralização e a simplificação das topologias de redes, proporcionando assim uma grande economia e desempenho dos processos em nossos clientes”, destacou. Um dos próximos lançamentos da empresa é o novo Gateway Profinet / AS-Interface que contará também com a nova tecnologia I/O link já implementada.
A ifm contabiliza vários casos de sucesso com a aplicação do AS-Interface em conjunto com o Profibus DP no mercado brasileiro. “Podemos citar, por exemplo, o uso das tecnologias pela indústria do suco de laranja, as aplicações nas estações de tratamento de água (ETAs) e também o nosso grande sucesso na área de alimentícia com os nossos módulos de campo em IP 69K e certificação ECOLAB”, contou o Supervisor de Produtos.
Adjair acredita que a tecnologia Profibus deve se consolidar ainda mais com a chegada de vez dos equipamentos em Profinet. “Trata-se, sem dúvida, de um grande passo da tecnologia para que possamos cada vez mais integrar a automação industrial com os sistemas de gestão”, visualiza.
Ele também admite que o Profibus tem muito que crescer no Brasil. “Com o auxílio da Associação podemos difundir ainda mais essa tecnologia em nosso País, contando principalmente com o recém-criado Cento de Competência Profibus seremos certamente referência para o mercado sul-americano”, concluiu.
As linhas de produtos da ifm electronic, que aposta nas tecnologias Profibus e AS-Interface. |