Palestra gratuita sobre functional safety
Dia 19 de abril passado a Associação Profibus realizou uma palestra gratuita apenas para seus membros sobre “Functional Safety for Fieldbus and CyberSecurity for Industrial Networks”, que foi proferida pelo engenheiro PhD. Nunzio Marco Torrisi, que é membro da IEC SC 65C/WG 12 “Functional Safety for Communications” e coordenador do projeto para manufatura KYATERA no NUMA - Núcleo de Manufatura Avançada da USP São Carlos.
A palestra, que foi apresentada em português, foi realizada no The Time Othon Flat, na capital paulista, das 15:00 às 17:00, e abordou os seguintes aspectos: Overview Safety for Fieldbus; Solutions proposed for Safety Fieldbus; Overview CyberSecurity for Industrial Networks; e Cyber OPC - Comunication System for secure comunications Industrial applications over public networks dedicated to industrial applications.
De acordo com o Dr. Nunzio, o estudo do functional safety em plantas industriais é um tema que interessa muito aos profissionais da área de automação. Ele explicou que, nos últimos dois anos o IEC (International Electrotechnical Commission), através do grupo de trabalho do comitê SC65C denominado "Industrial Network", quase terminou a nova norma que define a contribuição de fieldbuses em um contexto de functional safety. Vale destacar que recentemente a Associação Profibus Brasil promoveu um encontro com pesquisadores do IFM - Instituto Fábrica do Milênio, no qual o Dr. Nunzio introduziu alguns conceitos importantes sobre safety em relação a fieldbuses, de forma a esclarecer e aprofundar a análise de novas tecnologias fieldbus baseadas na norma safety IEC61784.
Na palestra, ele discutiu o tópico cyber-security para redes industriais, evidenciando os principais problemas e estratégias de cyber-security que estão para ser introduzidas neste novo mercado para redes industriais. Por fim, para atestar o interesse ativo também no campo de pesquisa em cyber-security para redes industriais, foi apresentado o sistema de comunicação CyberOPC para monitoramento, supervisão e controle de dados industriais sobre redes públicas que satisfaz requisitos de cyber-security. O projeto CyberOPC, idealizado e conduzido pelo Dr. Nunzio no IFM, representa uma inovação técnica e alternativa para a definição de sistemas de controle remoto mais eficientes, rápidos e seguros sobre redes públicas como, por exemplo, a Internet. Ao final do encontro, conforme o interesse de alguns participantes, foram discutidos casos práticos de aplicações industriais com cyber-security.
O Engenheiro PhD. Nunzio Marco Torrisi, durante sua palestra sobre “Functional Safety for Fieldbus and CyberSecurity for Industrial Networks”. |