Metso Automation fornece primeiro sistema de gerenciamento de ativos de instrumentação para o setor sucroalcooleiro
Desde maio de 2007, o primeiro sistema de gerenciamento de ativos em Profibus numa planta de açúcar e álcool no Brasil está em funcionamento. Isso ocorre na planta de Fermentação da Equipav Açúcar e Álcool, unidade do setor sucroalcooleiro, sediada na cidade de Promissão, SP.
Fermentação é a fase inicial da produção do álcool, onde toda a matéria-prima é transformada em vinho para a destilação nos respectivos aparelhos.
O sistema inclui o software de gerenciamento Fieldcare, válvulas de controle borboleta metal-metal tri-excêntricas e posicionadores digitais fornecidos pela Metso Automation do Brasil, além de instrumentos de vários outros fornecedores.
O sistema tem sua arquitetura baseada no protocolo FDT/DTM, e está ligado on-line à rede via gateway, com a finalidade de adquirir e tornar visível de forma gráfica todas as informações disponibilizadas pelos instrumentos existentes na rede, independente de modelo ou fabricante.
Esse conjunto de informações ajuda, de forma rápida e precisa, na tomada de decisão dos responsáveis pela manutenção do processo, uma vez que exibe o “desenho” de sua planta no que diz respeito aos instrumentos responsáveis pelo controle do processo.
Todos essas informações e gráficos ficam disponíveis 24 horas por dia, inclusive via internet, na forma de uma tela geral, onde é possível visualizar de forma rápida e objetiva como esta a “saúde” do equipamento, conforme figura abaixo.
Além do gerenciamento, também é possível configurar todos esses equipamentos a partir de uma estação de engenharia, que pode estar locada na sala de operação ou onde se julgar melhor.
O acesso visual também poder ser obtido a partir de máquinas que estejam interligadas a uma rede internet.