Associação cria novas diretorias
Com o objetivo de se preparar para um novo cenário da tecnologia Profibus no Brasil e na América Latina, após a acreditação e aprovação do CCP em São Carlos, a Associação Profibus decidiu pela criação de novas diretorias e nomeou seus responsáveis. São elas: Instalação de Redes – Erik Maran (Westcon); Marketing – Paulo Lattaro (Atma Automação); Profibus PA – Leandro Torres (Smar); Profibus DP – Gerson Murari (Altus); Profinet – Daniel Coppini (Siemens); Controladores – Fernando Capelari (Schneider); AS-interface – Cavour Martinelli (IFM); e Comunicação e Informática – Adriano Oliveira (Smar).
Nesta edição do ProfiNews vamos conhecer um pouco o trabalho da Diretoria de Instalação de Redes. Seu Diretor, Erik Maran, é formado em engenharia elétrica e atualmente ocupa o cargo de gerente de negócios na Westcon Instrumentação Industrial. Ele é especialista em instalação e validação do meio físico (RS485 e MBP) em redes PROFIBUS DP/PA, com treinamentos e especializações realizadas na Alemanha, Holanda, Suécia, Bélgica e Espanha.
Erik: a grande maioria das instalações de redes PROFIBUS não segue os preceitos básicos das boas práticas de instalação.
De acordo com Erik, as suas principais atribuições como Diretor de Instalação de Redes incluem prestar suporte técnico para usuários que consultam a Associação PROFIBUS, esclarecendo suas dúvidas e ajudando-os a solucionar problemas nas instalações de redes PROFIBUS. Além disso, ele também é responsável por palestras técnicas nos eventos da Associação, abordando temas como as melhores práticas de engenharia para instalação das redes e métodos para analise e validação das redes PROFIBUS DP e PA.
Erik conta que o principal projeto na sua Diretoria no momento é a tradução do Guia de Instalação PROFIBUS. “Este guia é um valioso documento de referência, pois contém procedimentos e recomendações da PROFIBUS que ajudam a evitar erros de projeto e de instalação de redes PROFIBUS. Este documento estará disponível apenas para os associados”, lembra. Ele acrescenta que também está em estudos a possibilidade da criação de um treinamento específico para instalação de redes PROFIBUS DP e PA, visando à qualificação dos profissionais da área de montagem e instalação.
O Guia de Instalação PROFIBUS, de acordo com Erik, descreve de forma simples e de fácil compreensão os principais conceitos e técnicas que definem a correta montagem das redes PROFIBUS, tanto com cabos elétricos como com fibras ópticas. O Guia de Instalação abrange desde as montagens dos variados tipos de conectores até os cuidados com o manuseio do cabo durante a instalação. “De vital importância para o sucesso da instalação são os procedimentos de aterramento e de encaminhamento de cabos, a fim de minimizar interferências eletromagnéticas”, destaca.
Erik acredita que, apesar de utilizadas em larga escala, a grande maioria das instalações de redes PROFIBUS não segue os preceitos básicos das boas práticas de instalação. Ele explica que o desconhecimento por parte dos técnicos responsáveis pelo projeto e instalação das redes acaba por trazer problemas, como funcionamento intermitente, performance inadequada, etc. “Com a publicação do Guia de Instalação os associados terão acesso às recomendações e orientações para a correta montagem das redes PROFIBUS DP e PA o que fará, certamente, diminuir a quantidade de problemas de comunicação resultantes de instalações falhas ou incorretas”, anima-se.
E não é para menos. Segundo ele, o protocolo PROFIBUS já possui mais de 23 milhões de nós instalados em todo mundo graças às suas características técnicas e flexibilidade de aplicação. “No Brasil as redes PROFIBUS DP e PA têm sido largamente empregadas em diversas áreas, tais como: mineração, siderurgia, açúcar e álcool, etc. Mesmo quando o usuário adota outro protocolo para instrumentação de campo, acaba utilizando o protocolo PROFIBUS DP nas aplicações envolvendo CCM´s (Centro de Controle de Motores), Inversores, acionamentos elétricos, válvulas, etc.”, conclui. |