+ Uma visão de Profibus, desde a instalação até a configuração básica – Parte 4
  + Métodos para diagnóstico em redes Profibus DP
  + Uma visão do protocolo industrial Profinet e suas aplicações
  + Diagnósticos no Profibus
  + Por dentro da mudança de endereços das estações – Change Station Address
  + Cuidados e recomendações básicas para garantir a integridade dos sinais de comunicação e o sucesso de um projeto em tecnologia Profibus
  + Centro de Competência em Profibus é auditado e aprovado por especialista mundial
  + Cursos certificam engenheiros especialistas na tecnologia Profibus
  + Associação cria novas diretorias
  + Novos associados
  + Phoenix Contact: reposicionamento no mercado levou à expansão de atividades e opção pelo Profibus.
  + A SMAR é referência em Megaprojetos de Bioenergia
  + National Instruments realiza em março conferência sobre Projeto Gráfico de Sistemas
  + Gerenciamento de Ativos em Profibus: AssetView FDT Smar.
  + Profibus, facilitando as informações ao MES – Manufacturing Execution System
  + PROFIHUB, Repetidor e Isolador para PROFIBUS-DP com 5 saídas Westcon.

OUTRAS EDIÇÕES

Edição 01 - Abril 2004
Edição 02 - Junho 2004
Edição 03 - Agosto / Setembro 2004
Edição 04 - Outubro / Novembro 2004
Edição 05 - Dezembro 2004/ Janeiro 2005
Edição 06 - Fevereiro / Março 2005
Edição 07 - Abril / Maio 2005
Edição 08 - Junho / Julho 2005
Edição 09 - Agosto / Setembro 2005
Edição 10 - Outubro / Novembro 2005
Edição 11 - Dezembro 2005 / Janeiro 2006
Edição 12 - Fevereiro / Março 2006
Edição 13 - Julho / Agosto 2006
Edição 14 - Novembro 2006
Edição 15 - Abril 2007
Edição 16 - Junho 2007
Edição 17 - Fevereiro 2008
Edição 18 - Julho 2008
Edição 19 - Outubro 2008
Edição 20 - Março 2009
Edição 21 - Julho 2009
Edição 22 - Dezembro 2009
Edição 23 - Julho 2010
Edição 24 - Março 2011
Edição 25 - Julho 2011
Edição 26 - Fevereiro 2012

EXPEDIENTE

PROFINEWS BRASIL
Edição nº20
Março 2009

PROFINEWS BRASIL é uma publicação eletrônica bimestral da ASSOCIAÇÃO PROFIBUS, distribuída a seus associados, fornecedores e usuários das tecnologias PROFIBUS e AS-i.

DIRETORIA EXECUTIVA

César Cassiolato (SMAR)
Diretor Presidente

Jomar Misseno (Siemens)
Diretor Vice-presidente

Marco Padovan (Sense)
Diretor Vice-presidente

Adriano Oliveira (SMAR)
Diretor de Comunicação e Informática

Silas Anchieta
Diretor Executivo

CONSELHO FISCAL

Eduardo Mello
(Phoenix Contact)

Paulo Bachir
(Wika)

Luciano de Oliveira (Schneider/Atos)

Sílvia Bruin Pereira
Jornalista Responsável
(MTb 11.0065 / MS 5936)

Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações desde newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e, caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade.

 


Associação PROFIBUS
Caixa Postal 11.063-9
CEP 05422-970
São Paulo - SP
Fone/Fax (11) 3082-3451
www.profibus.org.br
profibus@profibus.org.br
 

NOTÍCIAS DA ASSOCIAÇÃO

Associação cria novas diretorias

Com o objetivo de se preparar para um novo cenário da tecnologia Profibus no Brasil e na América Latina, após a acreditação e aprovação do CCP em São Carlos, a Associação Profibus decidiu pela criação de novas diretorias e nomeou seus responsáveis. São elas: Instalação de Redes – Erik Maran (Westcon); Marketing – Paulo Lattaro (Atma Automação); Profibus PA – Leandro Torres (Smar); Profibus DP – Gerson Murari (Altus); Profinet – Daniel Coppini (Siemens); Controladores – Fernando Capelari (Schneider); AS-interface – Cavour Martinelli (IFM); e Comunicação e Informática – Adriano Oliveira (Smar).

Nesta edição do ProfiNews vamos conhecer um pouco o trabalho da Diretoria de Instalação de Redes. Seu Diretor, Erik Maran, é formado em engenharia elétrica e atualmente ocupa o cargo de gerente de negócios na Westcon Instrumentação Industrial. Ele é especialista em instalação e validação do meio físico (RS485 e MBP) em redes PROFIBUS DP/PA, com treinamentos e especializações realizadas na Alemanha, Holanda, Suécia, Bélgica e Espanha.


Erik: a grande maioria das instalações de redes PROFIBUS não segue os preceitos básicos das boas práticas de instalação.

De acordo com Erik, as suas principais atribuições como Diretor de Instalação de Redes incluem prestar suporte técnico para usuários que consultam a Associação PROFIBUS, esclarecendo suas dúvidas e ajudando-os a solucionar problemas nas instalações de redes PROFIBUS. Além disso, ele também é responsável por palestras técnicas nos eventos da Associação, abordando temas como as melhores práticas de engenharia para instalação das redes e métodos para analise e validação das redes PROFIBUS DP e PA.

Erik conta que o principal projeto na sua Diretoria no momento é a tradução do Guia de Instalação PROFIBUS. “Este guia é um valioso documento de referência, pois contém procedimentos e recomendações da PROFIBUS que ajudam a evitar erros de projeto e de instalação de redes PROFIBUS. Este documento estará disponível apenas para os associados”, lembra. Ele acrescenta que também está em estudos a possibilidade da criação de um treinamento específico para instalação de redes PROFIBUS DP e PA, visando à qualificação dos profissionais da área de montagem e instalação.

O Guia de Instalação PROFIBUS, de acordo com Erik, descreve de forma simples e de fácil compreensão os principais conceitos e técnicas que definem a correta montagem das redes PROFIBUS, tanto com cabos elétricos como com fibras ópticas. O Guia de Instalação abrange desde as montagens dos variados tipos de conectores até os cuidados com o manuseio do cabo durante a instalação. “De vital importância para o sucesso da instalação são os procedimentos de aterramento e de encaminhamento de cabos, a fim de minimizar interferências eletromagnéticas”, destaca.

Erik acredita que, apesar de utilizadas em larga escala, a grande maioria das instalações de redes PROFIBUS não segue os preceitos básicos das boas práticas de instalação. Ele explica que o desconhecimento por parte dos técnicos responsáveis pelo projeto e instalação das redes acaba por trazer problemas, como funcionamento intermitente, performance inadequada, etc. “Com a publicação do Guia de Instalação os associados terão acesso às recomendações e orientações para a correta montagem das redes PROFIBUS DP e PA o que fará, certamente, diminuir a quantidade de problemas de comunicação resultantes de instalações falhas ou incorretas”, anima-se.

E não é para menos. Segundo ele, o protocolo PROFIBUS já possui mais de 23 milhões de nós instalados em todo mundo graças às suas características técnicas e flexibilidade de aplicação. “No Brasil as redes PROFIBUS DP e PA têm sido largamente empregadas em diversas áreas, tais como: mineração, siderurgia, açúcar e álcool, etc. Mesmo quando o usuário adota outro protocolo para instrumentação de campo, acaba utilizando o protocolo PROFIBUS DP nas aplicações envolvendo CCM´s (Centro de Controle de Motores), Inversores, acionamentos elétricos, válvulas, etc.”, conclui.

A Associação Profibus não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente pelos conceitos, comentários, depoimentos e opinões emitidas em matérias fornecidas pelos seus membros ou artigos assinados. A opinião expressa no conteúdo não traduz em nenhum momento a opinião da Associação Profibus. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações deste newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade. A Associação Profibus se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer edição, comentário ou imagem que possa ser interpretada como contrária aos seus objetivos.

© Associação PROFIBUS. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Associação PROFIBUS.