Phoenix Contact: reposicionamento no mercado levou à expansão de atividades e opção pelo Profibus.
Sede da Phoenix Contact no Brasil no bairro da Água Branca em São Paulo.
Phoenix Contact: reposicionamento no mercado levou à expansão de atividades e opção pelo Profibus.
A Phoenix Contact foi criada há mais de 80 anos na Alemanha e está há 15 presente no Brasil. É líder mundial na fabricação de conexões elétricas e em tecnologia de automação industrial. Com faturamento anual acima de € 1 Bilhão (US$ 1,5 Bilhão), seus 10.200 funcionários, mais de 40 subsidiárias e 30 parceiros comerciais no mercado internacional, asseguram a proximidade com cada cliente. Além das unidades de produção na Alemanha, o grupo mantém outras cinco fábricas, no Brasil, China, EUA, Índia e Polônia. O catálogo de produtos abrange mais de 20 mil itens e a sua experiência industrial inclui atividades como integração de componentes, injeção de moldes, desenvolvimento de ferramentas e linhas de montagem.
Até 2001 a Phoenix Contact desenvolveu produtos especificamente para a rede Interbus. Contudo, o reposicionamento da empresa como um todo levou especificamente a divisão de automação a expandir suas atividades e a desenvolver equipamentos para outros protocolos, dando ênfase nos investimentos para o Profibus. “Isto fez a empresa filiar-se à Associação Internacional e, conseqüentemente, à entidade no Brasil em 2003”, explicou Celso Mendes, Gerente de Produto Automation da Phoenix Contact no Brasil.
A linha de produtos é bem extensa e é dividida em Profibus, AS-i e Profinet, sendo: Profibus: Conversores para FO, conectores D-SUB, cabos, acopladores de rede, módulos de I/O IP20 e IP67, IHM, motor starters e gateway;
AS-i: Fontes de alimentação, cabos, gateway, módulos I/O IP20 e IP67 e endereçador;
Profinet: CLPs, IHMs, switches, acopladores de rede, módulos I/O IP20 e IP67, conversores FO, conectores e Proxy com Interbus.
“Como próximos lançamentos estão previstos Proxy Profinet para Profibus e produtos para Profinet Safety”, anuncia Mendes.
Celso Mendes é Gerente de Produto Automation, que compreende soluções e componentes para automação industrial.
O Gerente de Produto Automation da Phoenix Contact no Brasil destaca que a aplicação de maior sucesso no Brasil, assim como para todo o grupo Phoenix Contact, são as plantas da Volkswagen em Taubaté e na Anchieta, para a fabricação da plataforma do novo Gol. “Nesses projetos foram padronizados os produtos da Phoenix Contact em Profinet como CLP, IHM, I/Os e Switches”, conta Mendes.
Sob o ponto de vista da Phoenix Contact os usuários que há anos vem utilizando redes de campo (aqui, particularmente, Profibus) e que pretendem atualizar suas aplicações e soluções utilizando soluções baseadas em Ethernet Industrial, certamente passarão a usar as soluções baseadas em Profinet. “Nossa visão das principais características da rede Profinet e seus benefícios aos clientes são desde sua total abertura para comunicação TCP/IP, com servidores web e sistemas podendo ser integrados diretamente, até integração com sistemas wireless, reduzindo custos com bases nos padrões existentes. Passando por performances e diagnósticos melhores, cabeamento único para safety, drives e I/Os, estruturas abertas, seja em anel, estrela ou linha”, comemora Mendes.
Abertura dos protocolos em 2001 e filiação a Associação Profibus no Brasil em 2003.
Suas perspectivas para as aplicações da tecnologia Profinet são de adaptação a qualquer solução, sendo o sistema mais flexível do mercado, aumentando assim o potencial de aplicações. “A tendência global atual para adoção do Ethernet aumenta o volume de mercado para soluções baseadas nela. Mais e mais clientes têm necessitado de soluções uniformes e, ao mesmo tempo, flexíveis. Com a nossa ampla variedade de produtos baseados em Profinet, temos orientado e treinado nossos especialistas a oferecer todo o suporte e confiança aos clientes na adoção dessa tecnologia”, conclui.
Topologia aplicada de produtos Profinet com CLP, IHM, Switches e I/Os.
Perspectivas para o futuro da automação com Profinet.
|