Profibus, facilitando as informações ao MES – Manufacturing Execution System
César Cassiolato – Smar Equipamentos Ind. Ltda.
A necessidade de automação na indústria nos mais diversos segmentos está associada entre diversos aspectos, a redução de custos, às possibilidades de aumentar a velocidade de processamento das informações, uma vez que as operações estão cada vez mais complexas e variáveis, necessitando de um grande número de controles e mecanismos de regulação para permitir decisões mais ágeis e, portanto, aumentar os níveis de produtividade e eficiência do processo produtivo.
A automação permite economias de energia, força de trabalho e matérias-primas, melhor controle de qualidade do produto, maior disponibilidade da planta, aumento de produtividade e pode reduzir problemas de segurança operacional. Em essência, a automação nas indústrias, permite aumentar os níveis de continuidade e de controle global do processo com maior eficiência.
Aumentar produtividade significa aproximar ao máximo a produção real com a capacidade nominal das máquinas e equipamentos, reduzindo ao mínimo possível as horas de parada, de manutenção corretiva e falta de matéria-prima para abastecer o processo produtivo.
O MES é uma ferramenta que a empresa deve utilizar para medir e controlar as atividades de produção com o objetivo de aumentar a produtividade e melhorar a qualidade. As informações que vêm do chão-de-fábrica via Profibus proporcionas a facilidade na efetivação de recursos nesta atividade, uma vez que o sistema Profibus é digital e possui interfaces diretas, coletando dados e gerando informação ao MES, de fácil entendimento empresarial com abrangência mundial. São indicadores de performance e produtividade, relatórios completos que identificam as etapas do processo e auxiliam na gestão do empreendimento, uma vez que os gestores podem tomar decisões mais rápidas e precisas.
Via automação com Profibus pode-se agilizar os processos e com o MES pode se analisar repetibilidade, confiabilidade, redução de custos com matéria-prima, melhoria nos produtos, entre outros.
Vale lembrar que a automação extrapola os limites de chão de fábrica. Ela continua após o produto acabado, atingindo fronteiras mais abrangentes – a automação do negócio. Nascem aí os sistemas gerenciais no qual está inserido o MES.
A Smar, por meio de seu sistema de automação, o SYSTEM302, através de seu mestre DPV1, DF73, e de seu módulo MES, fornece a automação completa e uma metodologia de gestão com todas as informações necessárias (os chamados KPIs, Key Perfomance Indicators – indicadores de performance) sobre qualquer atividade e o andamento de sua estratégia de ação, demonstrando o desempenho da organização.
Métricas de processo podem ser definidas para tudo que influa no custo, na qualidade e conseqüentemente nos resultados. Dentre os indicadores o mais importante é o OEE – Overall Equipment Effectiveness (OEE = Utilização X Disponibilidade X Qualidade), que corresponde à eficiência da planta e é proporcional à sua disponibilidade, que é extremamente melhorada, com a implantação do gerenciador de ativos.
A rastreabilidade, recurso importante presente no AssetView (Gerenciamento de Ativos FDT/DTM) e no MES, possibilita registrar toda e qualquer alteração dos padrões ou especificações de qualidade do processo, onde são registrados o usuário, data, hora e o motivo da alteração, facilitando auditorias e fornecendo um maior controle do processo de qualidade.
Tudo isso possibilita o gerenciamento da indústria de forma integrada e direciona todos os esforços para se atingir resultados estabelecidos, facilitando a tomada de decisão quando há mudanças relevantes no desempenho dos indicadores ou um desvio em relação ao planejamento.
Figura 1 – SYSTEM302-7: MES.
Não resta dúvida que hoje um Sistema Smar Profibus e o Gerenciamento de Ativos são importantes ferramentas na gestão estratégica de uma empresa, responsável em gerar e dar confiabilidade operacional e por alinhar equipes de produção, manutenção e gerenciamento para se atingir metas comuns: o aumento da produtividade, melhoria da qualidade e redução de custos, exigidas por qualquer segmento de negócio.Além disso, representam a melhor opção em termos de retorno de investimento.Por isto, esteja atento ao definir o seu sistema de automação e controle. Investir em um sistema verdadeiramente aberto é garantir a excelência operacional para os próximos 20 anos ou mais. Você pode ver mais detalhes de um sistema de controle aberto baseado em redes em: http://www.smar.com/PDFs/Catalogues/SYSTEM32CP.pdf |