Centro de Competência em Profibus é auditado e aprovado por especialista mundial
Um dos momentos mais esperados pela Associação Profibus aconteceu dias 5 e 6 de fevereiro deste ano, quando o Centro de Competência em Profibus (CCP) – instalado no Brasil no final de 2007 em um espaço do Laboratório de Automação Industrial da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) – recebeu um dos maiores especialistas mundiais na tecnologia Profibus, Andy Verwer, para realizar uma rigorosa auditoria, uma das fases finais para a oficialização do CCP.
César Cassiolato, Presidente da Associação Profibus América Latina e Diretor da Smar, e o Prof. Dr. Dennis Brandão da EESC-USP, foram auditados e o CCP foi aprovado para que possa oficialmente atuar como Centro de Competência e, ainda, como Centro de Treinamento (CTP), tornando-se os primeiros Centros da Tecnologia Profibus da América Latina.
Depois da auditoria, Andy Verwer avaliou que o CCP possui uma excelente infra-estrutura técnica, além de contar com dois especialistas de alto nível na tecnologia Profibus.
Por sua vez, Cassiolato afirma que, com a acreditação, a Associação Profibus Brasil América Latina inicia um trabalho de profissionalização. "O mercado brasileiro tem apresentado um crescimento significativo em termos de aplicações em Profibus e já merecia um Centro Oficial de Competência e Treinamento em Profibus, no qual agora podemos certificar profissionais e garantir a qualidade dos serviços prestados na indústria”, destacou.
Vale lembrar que o Centro de Competência em Profibus está oficialmente instalado no Departamento de Engenharia Elétrica da EESC-USP, em um acordo com a FIPAI (Fundação para o Incremento da Pesquisa e do Aperfeiçoamento Industrial) e a Associação Profibus.
“O Centro de Competência Profibus em cooperação com a Escola de Engenharia de São Carlos e sua acreditação cria condições para que se combine toda a competência das empresas associadas com o conhecimento científico da academia. O resultado esperado dessa cooperação é o desenvolvimento de tecnologia nacional e a formação de mão-de-obra qualificada para o mercado latino-americano de automação industrial”, completou Dennis Brandão, do Departamento de Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia de São Carlos/USP, e Coordenador do Convênio na Universidade.
Andy Verwer confere com atenção todos os documentos do CCP para sua aprovação.
Os CCPs – em torno de 35 em funcionamento atualmente em todo o mundo – são centros técnicos que trabalham juntamente com as chamadas Associações Regionais Profibus. O seu know-how é garantido por um acordo denominado “Quality Services” e pelos relatórios que devem ser emitidos pelos CCPs ao Profibus International.
Dentre os inúmeros objetivos do CCP e do CTP, merecem destaque: divulgar a tecnologia Profibus; formar mão-de-obra especializada e certificada; manter em operação um sistema Profibus completo compreendendo os equipamentos de todos os associados, com finalidade de demonstrações e testes; prestar serviços técnicos de validação, certificação e afins; manter um acervo de documentação atualizada da área; atuar de forma colaborativa e complementar com a Associação Profibus América Latina (RPA); desenvolver projetos de pesquisa na área; prestar serviços de assessoria técnica; promover a disseminação da tecnologia Profibus para a comunidade latino-americana, além de apoiar ações de ensino e pesquisa no âmbito acadêmico dentro da EESC-USP; e funcionar como um showroom da tecnologia, mantendo em demonstração produtos Profibus de diferentes empresas.
O Presidente da Associação Profibus América Latina observou que o Centro de Competência em Profibus é um marco na história da tecnologia na América Latina. “Temos no Brasil um dos maiores parques instalados com a tecnologia Profibus e, agora, usuários, fabricantes, associados, estudantes e a Escola de Engenharia de São Carlos poderão contar com um centro especializado na tecnologia Profibus, em serviços de treinamento, certificações de profissionais e muito mais. É estratégico para todas as áreas da automação industrial, e porque não dizer para o Brasil, pois, além das funções destacadas anteriormente, o CCP será o agente facilitador de novidades tecnológicas, integrado às atividades dos Grupos de Trabalho do Profibus Internacional, e, sobretudo um passo seguro para a profissionalização da Associação, meta estabelecida quando fundamos a entidade em 1999”, concluiu.
Com a certificação do CCP, César Cassiolato e Dennis Brandão também foram auditados e, agora, são oficialmente os Diretores Técnicos do Centro.
César Cassiolato, Andy Werver e Dennis Brandão comemoram a acreditação do CCP.
|