Cursos certificam engenheiros especialistas na tecnologia Profibus
Aproveitando estrategicamente a presença de Andy Verwer para a auditoria ao CCP, a Associação Profibus América Latina realizou duas turmas do curso de certificação para engenheiros, um treinamento reconhecido internacionalmente, nas semanas de 9 a 13 e de 16 a 20 de fevereiro, no horário das 09h00min às 17h00min.
O instrutor Andy Verwer pertence ao Centro de Sistemas de Automação da Manchester Metropolitan University, Reino Unido e possui mais de 30 aos de experiência como docente em disciplinas de Engenharia de Controle e Automação. Além disso, possui reputação internacional no desenvolvimento de treinamentos de alto nível de qualidade, práticos e com foco exclusivo na indústria. Ele está envolvido com a Profibus International há mais de dez anos e é responsável pelo desenvolvimento de treinamentos, instalações, diretrizes e guias de comissionamento.
O treinamento foi essencialmente prático. Os participantes utilizaram um notebook com hardware e software para exercícios com dispositivos e detectores de falhas. As técnicas ensinadas no curso incluíram o uso de um moderno analisador Profibus e um mestre Classe-2 (ferramenta de engenharia) para diagnosticar falhas de rede, falhas de dispositivo e problemas de I/O. Os alunos também aprenderam a usar um osciloscópio digital via PC em conjunto com essas ferramentas para diagnosticar e localizar falhas de cabo, de conexão e de dispositivo.
Aspecto dos momentos finais de um dos cursos Andy Verwer.
ENTREVISTA EXCLUSIVA
Em uma conversa especial com o ProfiNews, o simpático Andy Verwer, em sua primeira visita ao Brasil e à América Latina, contou que o curso para certificação de engenheiros em Profibus foi desenvolvido há cerca de dez anos nos Estados Unidos e, durante esse período, muitos questionamentos surgiram com relação às possíveis falhas na instalação de dispositivos com a tecnologia Profibus. “Por esta razão, foi necessário desenvolver um curso para os técnicos envolvidos com a instalação em Profibus, de apenas um dia, projetado para ensinar como resolver os pequenos erros que podem custar muito”, explicou. Vale destacar que no Reino Unido o curso tem tido muito sucesso e, até hoje, já foram treinadas cerca de 1.200 pessoas. “Um exemplo é o segmento de água e esgoto no Reino Unido, que definiu que qualquer técnico ou engenheiro que trabalhe com sistemas Profibus deve ser certificado pelo curso de instalação, constando inclusive no contrato de trabalho”, destacou.
De acordo com Andy, a idéia da acreditação do Centro de Competência em Profibus (CCP) e do Centro de Treinamento em Profibus (CTP) no Brasil é habilitar seu corpo técnico para ministrar o curso de instalação e o curso de certificação para engenheiros, com o objetivo de ampliar o preparo tecnológico os participantes e, ao mesmo tempo, oferecer um suporte de alta qualidade ao mercado.
Na verdade, os treinamentos ministrados por Andy nas duas semanas foram destinados a Engenheiros Certificados Especialistas em Profibus-DP, Profibus-PA e Engenheiros Certificados Especialistas em Instalações Profibus. Até então, o CCP contava com dois especialistas, justamente, César Cassiolato, Presidente da Associação Profibus América Latina, e o Prof. Dr. Dennis Brandão da Escola de Engenharia de São Carlos e Coordenador do CCP, que agora podem aplicar os mesmos treinamentos. Inclusive os dois profissionais foram alvos dos melhores elogios de Andy. “O time tem muita experiência no desenvolvimento de novos produtos, assim como em fazer e checar instalações. Comparando com outros Centros de competência em Profibus no mundo, a qualidade e o nível técnico dos profissionais aqui no Brasil são bastante superiores. O César, por exemplo, está trabalhando no desenvolvimento de dispositivos PA e ninguém tem a sua experiência neste aspecto. Eu inclusive aprendi muita coisa com o César durante a auditoria do CCP e os treinamentos”, enfatizou.
Sobre os resultados dos treinamentos realizados no Brasil Andy ressaltou que ficou muito impressionado com a qualidade dos participantes. “Embora tenham feito o curso em inglês, que é uma segunda língua no Brasil, o que pode conter alguma dificuldade, os alunos foram bastante interativos, fizeram excelentes questionamentos, demonstrando um nível técnico altíssimo”, concluiu.
Conheça os privilegiados engenheiros especialistas certificados no Brasil no link http://www.profibus.org.br/engenheiros_certificados.php.
Diretoria da Associação Profibus América Latina e o Prof. Andy Verwer ao final dos treinamentos.
|