Certificação de cabos Profibus: segurança para usuários, confiabilidade para fornecedores.
Certificação de cabos Profibus: segurança para usuários, confiabilidade para fornecedores.
O grupo de trabalho de Cabos da Associação Profibus foi criado em 2009, e é composto por diversas empresas associadas, em especial fabricantes de cabos e instaladores. Com base em documentos existentes relacionados à tecnologia Profibus, além de especificações para cabos, tais como: IEC, UL e Normas Brasileiras (ABNT), foram geradas duas especificações de cabos: uma para Profibus DP e outra para Profibus PA.
Trabalhando nessa linha, o Grupo estabeleceu um processo de certificação de forma a reconhecer os fabricantes aptos a atender a todos os requisitos técnicos, sendo que a organização com reconhecimento internacional escolhida para administrar o processo foi a UL do Brasil, unidade brasileira da Underwriters Laboratories.
“O objetivo é simples: oferecer confiança ao consumidor quando adquirir um produto com a tecnologia Profibus”, afirmam Silvio José de Souza Pinto, proprietário e consultor especializado em fios e cabos da Silvio Pinto Consultoria, e João Abel Jr., W&C Product Safety - UL do Brasil.
Vale destacar que, para alavancar o processo de verificação e certificação, a Associação em conjunto com a UL e Laboratórios, estabeleceu um programa de BÔNUS, gerando uma redução no custo total para as primeiras empresas que aderirem ao processo.
A seguir, os dois especialistas respondem às perguntas principais sobre como aderir ao processo de verificação e certificação de cabos Profibus DP e PA
O objetivo da implantação do processo de verificação e certificação foi o de dar segurança aos usuários e evitar problemas como a falta de referências claras aos técnicos e compradores, causando a aquisição e o uso de cabos de baixa qualidade ou inadequados à tecnologia, tais como: cabos telefônicos ou sinalização. O uso de cabos inadequados pode não apresentar maiores problemas em instalações de pequeno porte e que só se tornarão aparentes com a ampliação da planta. Por vezes isso gera desconfiança quanto à tecnologia e à qualidade dos novos equipamentos. O processo de verificação e certificação dos cabos Profibus DP e Profibus PA fornece aos usuários informações claras quanto aos documentos normativos aplicáveis, bem como quanto aos produtos/fabricantes que foram avaliados e atendem aos mesmos.
Quais são as normas e documentos que balizam o processo de verificação e certificação de Cabos Profibus DP e Profibus PA?
Todas as normas e documentos que balizam o processo de verificação e certificação foram gerados pelo Grupo de Cabos da Associação Profibus são as seguintes:
Especificação Técnica - Cabos Profibus PA Revisão 002 PA 26/03/2013;
Qual é o primeiro passo que uma empresa usuária de Cabos Profibus DP e Profibus PA deve realizar para aderir ao processo de verificação e certificação?
Qualquer empresa usuária interessada em aderir ao processo de verificação e certificação deve seguir os procedimentos descritos no documento “Instruções para o processo de Verificação de Cabos Profibus DP e PA” e contatar a UL do Brasil, nas pessoas de João Abel Jr. – Engenheiro de Projetos (e-mail: joao.abel@br.ul.com) ou Giovanna Berner (e-mail: giovana.berner@br.ul.com), no endereço Rua Fidêncio Ramos, 195, 2° andar, São Paulo, SP, ou pelos telefones: (11) 3049-8791 e (11) 3049-8252. O site é www.ul.com.
Quais são as etapas seguintes do processo de verificação e certificação de Cabos Profibus DP e Profibus PA?
Após contatar a UL do Brasil, empresa designada como ACD (Agente Certificador Designado), os passos seguintes são:
Enviar ao ACD o descritivo técnico de cada produto a ser verificado para elaboração da correspondente cotação.
A empresa efetuará os pagamentos diretamente ao ACD e ao Laboratório separadamente.
Aprovação do orçamento e contratação do laboratório, o qual será indicado pelo próprio ACD.
O ACD irá informar/indicar as amostras necessárias para execução da Verificação.
Envio das amostras para o laboratório.
Os ensaios serão executados pelo laboratório.
Emissão do Relatório Técnico que será enviado para o ACD.
O ACD enviará para a Associação Profibus cópia do relatório técnico emitido pelo laboratório e cópia do laudo.
Para o caso de reprovação da amostra o ACD irá comunicar o requerente.
Considerando que a amostra foi aprovada a Associação Profibus Brasil validará os documentos (Relatório Técnico do Laboratório e Laudo Técnico do ACD) e, em seguida, encaminhará o certificado para a empresa requerente e fará divulgação através do website da associação www.profibus.org.br.
Qual é o papel da Underwriters Laboratories do Brasil no processo de verificação e certificação de Cabos Profibus DP e Profibus PA?
A UL do Brasil, em função de sua isenção, credibilidade, competência técnica e seu reconhecimento internacional foi nomeada pela Associação Profibus como “Agente de Certificação Designado – ACD” para realizar a gestão do processo de avaliação, incluindo o credenciamento de laboratórios de ensaio, análise técnica do fabricante e relatórios de ensaios, bem como a emissão de Laudo Técnico, que fundamentará a emissão do Certificado de Conformidade pela Associação Profibus.
Quais são os principais ensaios realizados nos Cabos Profibus DP e Profibus PA nos laboratórios credenciados pela Underwriters Laboratories do Brasil?
Os cabos Profibus DP e Profibus PA são submetidos à verificação de:
Características elétricas como impedância, capacitância, diferença de atrasos de propagação, atenuação, resistência elétrica, desequilíbrio capacitivo, rigidez dielétrica, que caracterizam sua adequação à transmissão dos sinais digitais intrínsecos a cada produto;
Características dimensionais como diâmetro externo, espessura do revestimento externo, dimensões dos condutores e cobertura mínima de blindagem;
Características físicas como retração máxima da isolação, resistências à tração e alongamento dos materiais isolantes e de cobertura tanto originais quanto após envelhecimento térmico, ensaios que garantem a durabilidade dos materiais ao longo do tempo;
Características visuais como a adequação das cores da isolação e do revestimento externo do cabo aos requisitos normalizados;
Características Ambientais como a Resistência aos raios ultravioletas para cabos a serem instalados em ambientes externos e resistência à chama para cabos instalados em ambientes internos.
Quais são os principais benefícios para os usuários de Cabos Profibus DP e Profibus PA ao aderirem ao processo de verificação e certificação?
Para os fabricantes de cabos os benefícios da adesão ao processo de verificação e certificação, além de terem seus produtos diferenciados pela certificação da qualidade e adequação ao uso, também divulgam sua marca pela comprovação da competência técnica e, possivelmente, alavancando desempenho comercial. Para o usuário gera facilidade na especificação e compra do produto, gerando melhor desempenho da rede e reduzindo custos de manutenção.
A Associação Profibus Brasil emitirá algum documento de conformidade de Cabos Profibus DP e Profibus PA? Qual é o seu teor e sua validade?
Considerando que a amostra foi aprovada, a Associação Profibus Brasil validará os documentos (Relatório Técnico do Laboratório e Laudo Técnico do ACD) e, em seguida, encaminhará o certificado para a empresa requerente e fará divulgação através do website da associação (www.profibus.org.br).