Equipe da Divisão Digital Factory responsável pelo acesso remoto à usina
Equipe da Customer Services implanta ferramenta na Usina de Alto Alegre que garante ao cliente economia de tempo e de custos com viagens
Uma máquina quebrada em qualquer indústria pode significar milhões de reais jogados no lixo. Para abreviar o tempo de manutenção dos equipamentos na Usina de Alto Alegre, no Paraná, a equipe de Customer Services da Divisão Digital Factory (DF CS) instalou, na unidade de Santo Inácio, uma ferramenta de acesso remoto chamada Commum Remote Service Plataform (cRSP), uma das primeiras aplicações dessa tecnologia no setor sucroalcooleiro.
A plataforma, desenvolvida a partir dos princípios da Indústria 4.0, é capaz de realizar uma análise técnica na planta a quilômetros de distância, de forma rápida e precisa. Por meio de um computador conectado à internet, os técnicos da Siemens acessam a planta e verificam quais equipamentos estão causando problemas na produção.
Unidade Santo Inácio da Usina Alto Alegre: análise técnica da planta a quilômetros de distância
“Se o cliente me liga hoje, eu não preciso pegar um avião correndo para chegar só amanhã à planta dele. Conseguimos ter um diagnóstico rápido do problema e o ajudamos a economizar com o custo do deslocamento. Se não conseguirmos resolver a questão, pelo menos, temos um caminho inicial para chegar à solução”, conta Thiago Guandalini Cunha, engenheiro de Propostas.
Para garantir a segurança da informação sobre a produção do cliente, os técnicos não conseguem acessar diretamente a fábrica; eles precisam entrar em uma central de dados que se conecta à planta do cliente. “A Siemens tem três Data Centers pelo mundo: na Europa, na América e na Ásia. Além disso, garantimos a segurança com equipamentos de TI e a própria segurança física da sala onde ficam os servidores na fábrica”, explica Sueidy Albuquerque Gonçalves, engenheira de Suporte Técnico.
Outra funcionalidade da ferramenta de acesso remoto é a prevenção de problemas. “Não necessariamente precisamos esperar uma falha no sistema para poder trabalhar. Graças à tecnologia dos produtos Siemens, conseguimos ter alguns status elétricos de alarme nas máquinas e gerar relatórios de saúde do sistema, que permitem identificar futuros problemas, ou até indicar melhores práticas de uso do equipamento”, conta Thiago.
Além de contribuir para aumentar a venda de peças Siemens, o sistema de acesso remoto garante maior fidelidade do comprador. “Estamos muito mais presentes no cliente do que os nossos concorrentes. Eles não produzem uma ferramenta desse porte e com essa segurança. É um portfólio único”, destaca o colaborador.
Com capacidade para processar, em média, 9 milhões de toneladas de cana por safra, produzir 25 milhões de sacas de açúcar e 330 milhões de litros de etanol, e cogerar 263 megawatts/hora (MWh) de energia elétrica, a Usina Alto Alegre tem planos de implementar o acesso remoto em outras três unidades nos próximos meses.