Plataformas de comunicação da PI Brasil dão dinamismo a temas técnicos
Plataformas de comunicação da PI Brasil dão dinamismo a temas técnicos
Com o propósito de difundir as tecnologias PROFIBUS e PROFINET e, mais do que isso, torná-las acessíveis ao mercado nacional, a PI Brasil tem inovado em suas plataformas de comunicação, produzindo conteúdos que transmitem informações e conceitos técnicos por meio de ilustrações práticas e animadas, resultando em vídeos que dão ‘vida’ ao uso e importância desses protocolos.
Uma das redes mais propagadas baseadas em arquitetura TCP/IP e aplicada à Indústria 4.0, o PROFINET já ganhou duas mídias, que foram postadas no site da associação e compartilhadas nas páginas do Facebook e LinkedIn, além da divulgação às associadas via e-mail marketing.
Para Márcio Santos, diretor de PROFINET da PI Brasil e consultor técnico da Siemens, “os recentes vídeos lançados pela associação são uma nova forma de explicar e demonstrar o funcionamento das tecnologias desenvolvidas e mantidas por ela. Especificamente no caso do PROFINET, eles o descrevem de uma forma muito leve e de fácil assimilação, assim como faz sobre a performance das redes Ethernet e TSN”.
E, por falar em TSN, uma evolução das redes Ethernet em direção a um nível muito maior de determinismo e controle em tempo real de forma padronizada, o diretor explica que o patamar de conectividade esperado por demandas da Indústria 4.0 só poderá ser realmente atingido com tecnologias de redes presentes no TSN, e funcionalidades operativas e de segurança existentes nos protocolos PROFINET e OPC UA. “Assim sendo, uma combinação de uso dos protocolos PROFINET para fins de controle em tempo real e OPC UA, para troca de dados entre máquinas e sistemas corporativos/cloud, operando sob redes Ethernet TSN, é a melhor estratégia de forma a endereçar e tornar realidade o elevado nível de conectividade esperado nas arquiteturas da Indústria 4.0”.
Sobre a mais nova ‘forma de se comunicar’ da PI Brasil, Santos acrescenta que é uma iniciativa acertada. “Se no passado as pessoas tinham tempo e interesse em ler longos artigos técnicos e White Papers, hoje é complicado fazer uma leitura de qualidade de temas técnicos, ainda mais com a verdadeira avalanche de tecnologias existentes e lançadas a todo momento. Nessa linha de pensamento, nada melhor do que assimilar conhecimentos de forma rápida, prática e direcionada, através de vídeos curtos e com boa qualidade visual, sendo consumidos em celulares, tablets ou notebooks nos momentos mais oportunos”, conclui.