Visando maior acesso para engenheiros, tecnólogos e técnicos que trabalham com automação industrial interessados em se aprimorar nessa área, bem como em redes industriais, o Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL) – campus São Paulo ofereceu, mais uma vez, em parceria com a PI Brasil, o curso de Certificação PROFINET, de 27 a 29 de maio.
O treinamento incluiu abordagens como ‘endereçamento IP versão 4 juntamente com suas classes de endereços e máscara de sub-rede’; ‘troca de dados cíclicos e acíclicos’; ‘depuração do protocolo PROFINET utilizando softwares analisadores de rede’; ‘comunicação isócrona em PROFINET’; ‘diferenças entre os modos de comunicação PROFINET (non-real time e real time)’; ‘importância dos protocolos ARP, DCP, LLDP e SNMP em uma rede PROFINET’; entre outros temas.
Alexandre Baratella Lugli – professor e coordenador de cursos superiores em Controle e Automação (Engenharia e Tecnologia) do INATEL, e João Pedro Paiva – engenheiro com certificação internacional de instalação e configuração de Redes Industriais PROFIBUS e PROFINET (PI International) foram os responsáveis pela aplicação dos conteúdos, com carga horária total de 24 horas.
O próximo curso de Certificação PROFINET em São Paulo será em setembro, de 23 a 25, e as inscrições já podem ser feitas pelo site: www.profibus.org.br/treinamentos. O INATEL-SP fica à Avenida das Nações Unidas, 12551, 18º andar, no Brooklin Novo.