Converta protocolo PROFIBUS para EtherNet / IP, Modbus TCP / IPB ou Modbus Serial com o gateway PLX51-PBM da Prosoft
Converta protocolo PROFIBUS para EtherNet / IP, Modbus TCP / IPB ou Modbus Serial com o gateway PLX51-PBM da Prosoft
Com o avanço da IoT, se fez necessário o uso de gateways para que fosse possível a comunicação entre diferentes tipos de redes e/ou diferentes tipos de protocolos.
Podendo operar em qualquer camada de rede, os gateways executam atividades por vezes mais complexas do que um switch, por exemplo, uma vez que utilizam mais de um protocolo para realizar a comunicação entre os dispositivos.
Entre os diversos protocolos existentes, um dos mais utilizados é o PROFIBUS, por ser aplicável nos mais variados tipos de indústria, como indústrias farmacêutica, alimentícia, automotiva entre outras.
Nesse contexto, apresentamos o gateway da Prosoft, modelo PLX51 PBM, que foi desenvolvido para operar como dispositivo mestre ou slave na rede PROFIBUS, fornecendoconectividade para redes EtherNet / IP, Modbus TCP / IP ou Modbus Serial.
Para configuração de redes Modbus TCP / IP ou Modbus Serial, o módulo irá mapear automaticamente os pontos de dados PROFIBUS-DP para registros em uma rede Modbus.
Com ferramentas avançadas, como descoberta de dispositivo PROFIBUS e um utilitário de captura de pacote PROFIBUS-DP integrado, o tempo de comissionamento da rede PROFIBUS-DP pode ser bastante reduzido.
As portas Ethernet duplas do módulo podem suportar a topologia DLR (Device Level Ring) ou podem ser usadas como um switch integrado para opções de instalação flexíveis.
Com suporte para até 1536 bytes de dados de entrada e saída e até 4 conexões EtherNet / IP para o processador, esse módulo fornece desempenho e transferência de dados de volta para o processador, mesmo para as aplicações PROFIBUS mais exigentes.
Com a capacidade de importar AOIs personalizados para o ambiente Studio 5000 e ferramentas PROFIBUS-DP avançadas, como o utilitário de captura de pacotes, o tempo de comissionamento de uma rede pode ser bastante reduzido.
Os dados cíclicos ou acíclicos podem ser transferidos com serviços DPV1 Classe 1 ou Classe 2, permitindo a comunicação com dispositivos slaves que suportam os protocolos PROFIBUS DPV0 ou V1.
O gateway atua como um link de entrada / saída entre a rede PROFIBUS e o protocolo EtherNet / IP. A transferência de dados pelo protocolo EtherNet / IP é assíncrona da transferência de dados na rede PROFIBUS.
Como principais características e vantagens do Gateway PLX51 PBM da Prosoft, podemos destacar:
Suporta DLR para redes EtherNet / IP;
Suporte para redes EtherNet / IP, Modbus TCP / IP ou Modbus Serial Communication;
PROFIBUS mestre ou slave (com suporte multi-slave);
Ferramenta integrada de captura de pacotes PROFIBUS;
Interface de configuração de arrastar e soltar fácil de usar, por meio do Utilitário de configuração ProSoft PLX50;
Multi-drop em uma rede PROFIBUS DPV1 com outros dispositivos compatíveis;
Indicadores LED de status mestre para operações, comunicação de rede, retenção de token mestre e configuração de rede;
Até 125 slaves podem ser conectados a um repetidor;
Até 1536 bytes cíclicos de entrada e 1536 bytes de dados de saída.
Para mais informações sobre gateways ou outras soluções para redes de comunicação industriais, entre em contato com a Baumier Automation.