Gerente de Marketing da ifm assume diretoria de tecnologia AS-i da PI Brasil
Gerente de Marketing da ifm assume diretoria de tecnologia AS-i da PI Brasil
Vinicius Lopardo Eulálio, gerente de marketing da ifm – especialista em sensores, é o novo diretor de tecnologia AS-i da PI Brasil. Diante da diretoria e com a missão de promovê-la, ele aponta a ‘AS-i 5.0 como o caminho para a digitalização’.
De acordo com Eulálio, a recém novidade apresentada também na HMI 2019 (Feira de Hanover) tem mexido com o meio industrial, colocando em pauta novamente a importância da digitalização da indústria com a finalidade de prepará-la para a Industria 4.0.
“A tecnologia que existe desde o ano de 1990 foi fundada através de um consórcio de 11 empresas, que buscavam alternativas/soluções para a conexão de sensores e atuadores, substituindo a fiação paralela convencional”, acrescenta.
Segundo ele, deu-se um “salto” a caminho da Indústria 4.0, aumentando a eficiência da transferência de dados, e tem crescido cada vez mais. “Mantendo a sua simplicidade no que diz respeito à conectividade dos módulos escravos, e sua flexibilidade na montagem nas topologias ‘clássicas’, porém agora se apresenta com conexão com IO-LINK, OPC UA e também SAFETY”.
O sistema de cabeamento AS-i – que o diretor não gosta de chamar de rede, pois crê que isso mistura a relação entre as camadas da Pirâmide de automação – permite uma conexão de 96 devices por mestre para dados de processo de até 32 bytes por device e com o tempo de ciclo reduzido, agora de 1,2ms, considerando 96 devices dentro de 5ms.
O diretor explica ainda que o endereçador AS-i 5 pode ser controlado via celular, permitindo endereçamento, parametrização e diagnóstico via interface Bluetooth, o que facilita ainda mais a adesão à tecnologia.
“Dentro deste contexto, a PI Brasil trouxe a tecnologia para debaixo do seu “guarda-chuva”, com o intuito de promover as vantagens e facilidades desse sistema para o mercado, oferecendo treinamentos com certificado, webinars gratuitos esclarecendo dúvidas técnicas e/ou aplicações, entre outras ações”, finaliza.