Redundância com os módulos IO da Lumberg Automation
Redundância com os módulos IO da Lumberg Automation
Os módulos IO são a solução mais econômica e robusta para conectividade de campo para qualquer aplicação industrial, especialmente os ambientes da Indústria 4.0.
Além de eliminar grande quantidade de cabos, simplificando assim o cabeamento de controle, podem ser aplicados em diversos tipos de máquinas e equipamentos, com o uso em conjunto com PLCs.
Os módulos IO suportam diversas condições em ambientes críticos, desde poeira a agentes químicos, atendendo à norma IP67, com proteção contra agentes refrigerantes, óleos lubrificantes e resistência a contato de água.
Em várias versões, um único módulo com o LionPower pode ser usado em três padrões industriais diferentes (Ethernet - PROFINET, EtherNet / IP e EtherCA) e, portanto, ajuda você a projetar máquinas padronizadas com componentes de campo idênticos.
Os módulos IO-Link – primeira tecnologia de E / S padronizada em todo o mundo (IEC 61131-9) – foram desenvolvidos para adicionar flexibilidade e eficiência de custos às aplicações de automação, facilitando a comunicação de dispositivos com sensores e atuadores.
Além dessas versões, há diversas opções de módulos I/O com as seguintes características:
Conectores M12, M8 e 7/8”;
Versões com 4, 6, 8, 10 ou 12 portas;
Módulos de I/O multiprotocolo (Ethernet/IP ou PROFINET ou Ethercat no mesmo módulo);
Disponíveis também para fieldbuses CANopen, DeviceNet, INTERBUS, PROFIBUS e AS-i.
Redundância com Módulos IO
Para estarem cada vez mais alinhados com as necessidades da indústria, os módulos oferecem também a possibilidade de redundância.
Podemos ver na figura abaixo que há algumas possibilidades de redundância:
Na figura S1 – onde não há redundância. Mostra uma possível conexão única com o PLC.
Na figura S2 – mostramos o tipo de redundância mais comum. O padrão PROFINET o define como comunicação múltipla para dois CLPs.
Na imagem R1 – padrão define a disponibilidade redundante de CLPs físicos e Módulos IO físicos redundantes, como uma extensão da redundância S2.
Na imagem R2 – a parte mais complicada, combina dispositivos físicos redundantes R1 e comportamento de comunicação múltipla S2 de campo para diferentes CLPs.
Mas onde podemos aplicar esta solução?
Podemos aplicar em diversos tipos de indústrias, onde o processo necessita de continuidade, sem perda de produção. Se um dispositivo parar, permite que o outro conectado ao módulo dê continuidade ao processo sem interrupções.
Por exemplo:
Uma indústria fabricante de bebidas, além de manter a qualidade do produto estável, necessita realizar o controle das bebidas engarrafadas e fechadas adequadamente para evitar perdas caso o processo de engarrafamento pare.
Para isso, pode utilizar os módulos com IP/67, por ser resistente a líquidos.
Entre as inúmeras vantagens de se usar esta solução, está a redução do tempo de inatividade da máquina, a possibilidade de realizar uma manutenção preventiva em combinação com a redundância (utilizando o IO-Link MASTER com a redundância S2), mantendo assim o sistema funcionado, o que permite a entrega do produto no prazo e na qualidade oferecida ao seu cliente.
Se quiser conhecer mais sobre a Lumberg Automation e outras soluções, entre em contato com a nossa equipe técnica Baumier Automation, através dos canais de atendimento.