Unidade móvel do Senai leva tecnologia para cidades mais distantes de São Paulo
Unidade móvel do Senai leva tecnologia para cidades mais distantes de São Paulo
Como não cansamos de afirmar, o conhecimento nos motiva! Somos entusiastas da tecnologia com apetite para aprender mais e compartilhar tudo que absorvemos com as pessoas que nos cercam. Estamos sempre à procura de oportunidades para transmitir aos novos e igualmente entusiasmados jovens a experiência de quem atua há 36 anos no mercado internacional da indústria.
Para alcançar estas jovens e sedentas mentes, buscamos estabelecer parcerias com instituições de ensino e outros agentes de transformação capazes de realizar esta conexão entre empresa e academia. Destas iniciativas, a mais recente à qual engajamos foi inaugurada no dia 26 de outubro de 2018: a Escola Móvel de Indústria 4.0.
Desenvolvido por uma parceria entre Altus, Senai São Paulo e outras empresas do segmento tecnológico, o empreendimento visa levar o tema da quarta revolução industrial a todas as regiões do Estado paulista. O veículo, formado por um semirreboque acoplado a um caminhão, pode se deslocar até cidades distantes e tem capacidade para atender a até 18 alunos ao mesmo tempo.
A unidade integra as várias tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, como Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, Robótica Avançada, Sensoriamento, Análise de Dados, Internet das Coisas (IoT), Computação em Nuvem, entre outras. Para demonstrar como estes conceitos podem contribuir para o desenvolvimento da indústria, a unidade móvel foi concebida com os mais avançados equipamentos e softwares para automação industrial.
Na parte de controle, o veículo utiliza as soluções da Série Nexto, como a CPU NX3005, os módulos Nexto Jet e o Nexto Xpress, primeiro CLP compacto da família. Já a supervisão fica por conta do software supervisório HMI/SCADA BluePlant e das IHMs da Série X2, tudo comunicando através dos protocolos Profibus, EtherNet/IP e OPC UA.
A aplicação ainda conta com um TOSIBOX, nosso equipamento de acesso remoto e conexão segura para demandas IoT, robôs inteligentes para simulação de situações de campo, como linhas de produção e laboratórios, além de fontes e outros componentes de automação.