04 maio 2023

HARTING e o Single Pair Ethernet (SPE)

HARTING.com.br

 

Single Pair Ethernet já está sendo implementado em novas gerações de automóveis, substituindo a rede CAN e outros sistemas fieldbus de comunicação entre equipamentos. Os controles, as funções de comunicação e segurança funcionarão no futuro de maneira uniforme via Ethernet. Esse, por exemplo, é um pré-requisito fundamental para a assistência de condução ao motorista ou, posteriormente, a condução autônoma.

 

O uso de Single Pair Ethernet também vale a pena na automação industrial. O cabeamento Ethernet industrial de par único de fios economiza espaço, é econômico e fácil de implementar. Equipar sensores simples, câmeras e dispositivos similares com interfaces Ethernet faz do SPE um “game changer” para à Indústria Integrada e IIoT. A utilização do SPE em sensores, atuadores e dispositivos no nível de campo reduz o esforço de parametrização, inicialização e programação para integração desses dispositivos. O Single Pair Ethernet é 75% menor quando comparado com cabos Ethernet, sendo assim, reduzindo peso, custos, tamanho de conectores e com um raio de curvatura 30% maior que o cabo CAT 5.

 

Mas o que é SPE, ou melhor, Single Pair Ethernet?

O Single Pair Ethernet se comunica via protocolos Ethernet industriais comuns disponíveis atualmente (PROFINET, Ethernet/IP, EtherCAT etc.), mas, em vez de usar 4 ou 8 fios no total, faz a comunicação por meio de apenas dois fios, um único par. Além disso, é possível utilizar a tecnologia Power over Data Line (PoDL) para não apenas levar a comunicação, mas também alimentar o dispositivo pelo mesmo cabo.

 

 

Quais são os benefícios do Single Pair Ethernet?

O espaço e o número de conexões são reduzidos no dispositivo. A necessidade de uma fonte de alimentação externa é eliminada. Os dispositivos no chão de fábrica que, tradicionalmente, se comunicavam via protocolos Fieldbus podem agora aderir à mesma rede baseada em IP que o restante dos dispositivos da rede estão usando.

 

Isso permite a comunicação ponto a ponto, feedback em circuito aberto de todos os dispositivos e funcionalidade inteligente desde a sala de controle principal até o dispositivo individual.

 

Quais são as características do Single Pair Ethernet?

·        Velocidades de transmissão de 10Mbit/s a 1GBit/s;

·        Cabeamento simplificado economiza espaço e peso;

·        Economiza tempo na instalação, manutenção e operação de redes industriais;

·        Alimentação elétrica e melhor confiabilidade dos dispositivos terminais por meio da linha Power over Data Line (PoDL);

·        Alcances de transmissão de até 1000 metros;

·        Substitui interfaces analógicas, sistemas fieldbus e outros sistemas proprietários de nível de campo;

·        A Ethernet permite a comunicação contínua do computador de controle com o sensor;

·        Complexidade reduzida das redes de automação.

 

 

Veja o vídeo no Youtube e entenda mais sobre o SPE: https://www.youtube.com/watch?v=UJY2bxaumco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *