02 ago 2023

Brasil ganha Centro de Competência IO-Link e PICC PROFINET

O Centro de Competência do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) acaba de ser acreditado como o 9º Centro de Competência técnica com foco em IO-Link no mundo (IOL-CC).

 

Já habilitado como PICC PROFIBUS & PROFINET, o Inatel agora também pode fornecer suporte técnico para demandas relacionadas à tecnologia, auxiliando especialmente desenvolvedores que estão implementando IO-Link em dispositivos e sistemas pela primeira vez.

 

“O CC IO-Link Inatel está apto a executar testes de funcionamento e interoperabilidade entre dispositivos diversos (IO-Link Master, IO-Link Device, IO-Link Adapter e IO-Link Engineering Tool), bem como testes de funcionamento e validação do arquivo IODD (arquivo de configuração) de cada dispositivo”, explica Alexandre Baratella Lugli, professor PhD. e coordenador do centro de competência.

 

Da esq. p/ dir.: Alexandre Baratella Lugli, professor PhD. e coordenador do CC Inatel; João Pedro Magalhães Paiva, professor e instrutor de cursos do PICC/PITC Inatel; Frank Moritz e Klaus-Peter Willems (Associação IO-Link Internacional); e Vinícius Bottini Jardim, instrutor no PITC Inatel.

Além de manter e operar um sistema de demonstração de produtos IO-Link de diferentes fabricantes/associadas à PI Brasil, o centro de competência poderá oferecer treinamentos voltados para essa tecnologia, que é uma das habilitadoras da Indústria 4.0.

 

Para Baratella, é extremamente importante ter um centro de excelência em um dos protocolos habilitadores para a Indústria 4.0 no Brasil e na América Latina. “Assim, o Inatel se consolida com mais uma gama de variedades de serviços (testes e treinamentos), aumentando seu portfólio e contribuindo de forma ativa para o crescimento tecnológico nacional”, enfatiza.

 

Allan Santos, diretor da tecnologia IO-Link na PI Brasil, destaca que a recente certificação do Inatel como um Centro de Competência IO-Link é uma conquista extremamente promissora. “Essa acreditação fortalece nossa posição como referência em tecnologia industrial e abre portas para novas oportunidades de crescimento”, diz.

 

Segundo ele, a diretoria estabelecerá uma estreita parceria com o Inatel para promover a tecnologia de várias maneiras, incluindo o desenvolvimento de programas de treinamento especializados para engenheiros, técnicos e profissionais da automação. “Além disso, organizaremos seminários e eventos educacionais, visando disseminar o conhecimento sobre IO-Link e aumentar a conscientização. Esperamos trabalhar em estreita colaboração para impulsionar o crescimento da tecnologia no mercado brasileiro, consolidando-a como uma solução essencial para a automação na Indústria 4.0”, completa Santos. 

PICC PROFINET

Outra recente conquista foi a certificação da associada Phoenix Contact como PICC – Centro de Competência PROFINET Certificado. A iniciativa para obter a acreditação começou em 2021, com a alocação de recursos e o planejamento das atividades de certificação para a equipe de Produtos. A estruturação do local foi concluída em 2022.

 

De acordo com Ricardo Azevedo, gerente de Marketing de Produtos – IMA, a Phoenix Contact tem o protocolo PROFINET como padrão nas controladoras e em sua vasta gama de produtos. “Ter a certificação também no Brasil embasa o nosso engajamento não somente com a PI, mas também com parceiros e clientes desta tecnologia”, acrescenta.

Sob a coordenação de Diego Melo, Business Area Manager – IMA, os próximos passos do PICC Phoenix serão certificar todos os seus engenheiros de campo e tornar-se PITC – Centro de Treinamento PROFIBUS/PROFINET Certificado com cobertura nacional em todas as suas regionais.

 

A Phoenix Contact é uma companhia alemã líder de mercado e agente de inovação para a eletrificação, interligação e automação no caminho para um mundo inteligente. É conhecida por produzir componentes, sistemas e soluções orientados para o futuro. Seu amplo portfólio é formado por mais de 100 mil produtos inovadores. Em 2023, completa 100 anos de paixão por tecnologia e inovação.

 

Da esq. p/ dir.: Sidnei Marcondes, engenheiro de Produtos, e Ricardo Azevedo, gerente de Marketing de Produtos (ambos da Phoenix); Alex Santos, técnico em Automação (Westcon), e Kelvin Kamimura, vice-presidente da PI Brasil e vendedor técnico da área de Engenharia de Aplicações (Westcon).

Colaboração com a indústria

A PI Brasil é uma associação com o objetivo claro de disseminar tecnologias e protocolos que impulsionam a produtividade e confiabilidade da indústria brasileira. Isso só é viável com o engajamento das empresas fornecedoras, centros de tecnologia e academia.

 

“Ter a Phoenix, importante fornecedor de componentes, como Centro de Competência só reforça esse nosso compromisso. Já o Inatel, parceiro de muito tempo, centro referência em tecnologia e, por isso, reconhecido com a certificação para IO-Link, aumenta ainda mais sua colaboração com o mercado e a formação profissional”, destaca Adilson Peres, diretor-presidente da Associação.

 

Peres comenta que a diretoria atual tem trabalhado para estar cada vez mais próxima da indústria, associados e usuários, para que tenham suporte em desenvolvimento das tecnologias para uma maior conectividade industrial. Para ele, a ampliação dos centros de competência é, também, uma forma de apoiar o mercado com conhecimento profundo acerca dos protocolos e das melhores práticas de uso.

 

“O PROFINET é hoje amplamente difundido e utilizado na indústria brasileira e mundial, por isso precisamos sempre fortalecer o acesso ao aprendizado. Já a ampliação em competência com IO-Link é também uma forma de ajudar ainda mais o segmento com esse protocolo promissor”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *