Durante este semestre a unidade Bonfim da Raízen passou com sucesso por um processo de certificação de redes PROFIBUS-DP, PROFIBUS-PA e As-interface. Este processo foi executado pela SMAR, onde uma equipe técnica especializada foi coordenada pelo Engenheiro e Diretor da SMAR, César Cassiolato. Este processo teve como objetivos:
- Proporcionar a conformidade da rede PROFIBUS em campo com o que foi definido em projeto;
- Proporcionar que as instalações PROFIBUS e níveis de sinais estejam de acordo com o Padrão PROFIBUS;
- Proporcionar a identificação de possíveis falhas nas instalações;
- Proporcionar a identificação de possíveis falhas na comunicação;
- Proporcionar as condições mínimas e corretas de configuração da rede e equipamentos;
- Proporcionar incremento no desempenho e confiabilidade da rede;
- Proporcionar a redução no tempo de paradas;
- Proporcionar a atuação preventiva e preditiva nas possíveis falhas em instalações e sinais de comunicação;
- Proporcionar um incremento da segurança operacional como um todo com as melhorias sugeridas;
- Proporcionar a elevação da performance operacional e reduzir os custos globais de operação e manutenção.
O levantamento foi documentado com fotos, telas de osciloscópio, topologia, etc., além de mostrar as condições de interligações eletromecânicas, cabeamento, derivações, caixas de passagens, painéis, aterrramento, shielding, isolação, umidade, e ainda as condições mínimas para se estabelecer a comunicação, etc. Os trabalhos de campo foram liderados por Isaías Martins Pinto, profissional da Engenharia de Projetos e Serviços da SMAR.
Gilmar Aparecido Martimiano da Silva, Gerente Industrial da unidade Bonfim comenta: “Os resultados foram excelentes e depois do processo de certificação de redes a operação da planta está contínua, o que até então não presenciamos. Com a planta em alta disponibilidade e operação contínua conseguimos bons resultados de produção. A SMAR com sua equipe técnica identificou pontos de correções e melhorias, emitiu relatórios com causas e efeitos, supervisionou os trabalhos e depois efetuou novamente todas as análises, garantindo os resultados positivos e as conformidades com os padrões das redes Profibus DP, PA e AS-i. É um trabalho diferenciado, de extrema importância e de alto nível. Nossa equipe acompanhou os trabalhos, teve acesso aos resultados e hoje está bem preparada para garantir a continuidade dos resultados. Entramos agora na etapa de tirar benefícios das tecnologias digitais”.
A equipe técnica da unidade Bonfim, através da coordenação de Danilo Carlos Cedran, acompanhou todo este processo e sua equipe hoje se encontra preparada com conhecimento técnico em redes Profibus e AS-i. Segundo Danilo, “o processo foi detalhado e criterioso e hoje o nosso sistema está operando com alta disponibilidade”.