João Paulo Motta de Godoy, Especialista de Sistemas Industriais da GE Power Conversion, situada em Campinas, SP, é o primeiro associado a inaugurar a galeria de membros individuais da Associação Profibus Brasil.
Aos 33 anos e natural de Limeira, SP, Godoy formou-se em Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e fez Mestrado em Engenharia Elétrica na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.
Ele conta que começou sua carreira em 2005 na Cosipa – que hoje é a planta da Usiminas de Cubatão – como Engenheiro de Manutenção Elétrica. “Nesse período iniciei a aplicação de programação de CLPs e periféricos. Em 2010 passei para Engenheiro de Manutenção Pleno, com a responsabilidade de manter os sistemas de operação de pontes rolantes e de equipamentos de transporte de material, além de equipamentos de refino secundário de aço. Por isso, passei a atuar mais fortemente com a atualização de sistemas supervisórios e otimização de redes entre controladores e periféricos que necessitavam de modernização. A rede industrial com a qual eu mais trabalhei e trabalho é a Profibus”, destaca Godoy.
Já em 2012, ele foi para a equipe de Engenharia de Automação, onde dentre outras atividades pode exercitar seus estudos em redes Profibus e contribuir com a otimização das instalações dessas redes daquela planta. “Também pude trabalhar junto à equipe da Engenharia de Automação sobre a necessidade de realizar uma análise criteriosa da qualidade dos sinais e consequentemente a confiabilidade das redes já existentes e das novas redes Profibus”, completa.
Desde abril deste ano, Godoy está na GE Power Conversion, como integrante da equipe de engenharia de especificação e propostas de equipamentos de elevação de carga, definindo a melhor solução técnica de elétrica, acionamentos, redes e automação.
O primeiro associado individual conheceu a Associação Profibus quando participou do curso de Instalação de Redes Profibus que realizou em maio de 2010. “Desde então, recebo todos os comunicados da Associação que me informam sobre as novidades a respeito da área da automação”, ressalta Godoy.
Ávido por conhecer a fundo a tecnologia, ele também é Engenheiro Profibus Certificado, tendo participado do treinamento de cinco dias ministrado em dezembro do ano passado no Centro de Competência Profibus em São Carlos. “Tive a oportunidade de participar do curso de certificação no Centro de Competência Profibus, onde é realizado um trabalho muito bem estruturado, com material claro e completo, tanto teórico quanto prático, aprovado pela Associação Profibus Internacional. Depois de intenso treinamento e testes, consegui ser aprovado”, orgulha-se Godoy. Ele acredita que os profissionais que passam por essa certificação conseguem alcançar maior qualidade em seus trabalhos, tanto de implantação como de manutenção de quaisquer equipamentos, plantas ou máquinas que dependam desse tipo de tecnologia para seu controle e operação. “Os métodos e as práticas aprendidas, quando seguidos, garantem a plena disponibilidade da rede, diminuindo a quantidade de horas paradas por falhas de rede dos respectivos equipamentos, frente às instalações que não estejam com sua qualidade certificada”, conclui.
João Godoy: o primeiro profissional na galeria dos membros individuais da Associação Profibus.