A função da Fita de Mica em Cabos de Extrema Segurança
A palavra Mica vem do latim micare (brilho) e é um termo genérico aplicado ao grupo dos minerais constituído por silicatos hidratados de alumínio, potássio, sódio, ferro, magnésio e, por vezes, lítio, cristalizado no sistema monoclínico, com diferentes composições químicas e propriedades físicas (segundo Relatório Técnico 51, Perfil da Mica, PROJETO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA AO SETOR DE ENERGIA, 2009).
Durante um incêndio, os materiais da isolação se degradam devido à ação do fogo. Com isso, os condutores entram em contato entre si causando curto-circuito.
Para garantir o funcionamento dos circuitos elétricos, especialmente daqueles destinados a situações de emergência (como por exemplo, exaustores, iluminação de emergência, etc.) durante um incêndio, no qual os cabos elétricos ficam expostos ao fogo, indica-se a utilização cabos com fita Mica.
Existem algumas normas que buscam verificar a performance do cabo sob a ação do fogo.
Abaixo seguem alguns exemplos das normas e o resumo das condições nas quais os cabos são submetidos durante os testes:
ABNT NBR 10301 (Fios e Cabos elétricos, resistência ao fogo)
- temperatura de ensaio: 750ºC
- tensão de ensaio: 1 kV
- temperatura de aplicação da chama: 180 minutos IEC 60331-1 & 2 (Tests on electric and optical cables under fire conditions)
- temperatura de ensaio: 830ºC
- tensão de ensaio: 1 kV
- temperatura de aplicação da chama: 60 minutos IEC 60331-21 (Tests for electric cables under fire condition –Circuit Integrity)
- temperatura de ensaio: 750ºC
- tensão de ensaio: 300 V; 1kV
- temperatura de aplicação da chama: 90 minutos
A fita de mica é utilizada em cabos de extrema segurança, pois trata-se de um ótimo isolante elétrico e térmico. Geralmente sua aplicação é entre o condutor e a isolação do cabo, visando garantir a integridade do circuito mesmo durante a ação do fogo, que pode danificar a isolação elétrica. Desse modo ela garante a permanência da isolação elétrica dos condutores e a operação dos circuitos elétricos especialmente aqueles destinados a segurança.
O trabalho de extração da mica a partir da rocha e sua conversão em um artigo vendável é primeiramente dividido em operações básicas de mineração, tais como perfuração, detonação e transporte. Após esse processo, há a separação das folhas de mica das partículas aderentes da rocha e a classificação da mica de acordo com seus diferentes tamanhos e qualidade.
A Belden produz em sua unidade de Diadema – São Paulo – Brasil, cabos de extrema segurança com fita de mica, voltados para garantir a integridade das aplicações que mesmo em situações críticas, não podem parar de cumprir a sua função – ajudar na garantia da segurança humana e das instalações.