O Gerente de Automação e Integração da Raízen esclarece que os principais objetivos da parceria são ter um suporte técnico qualificado e homologado na tecnologia Profibus, acesso à literatura da tecnologia Profibus e, ainda, acesso a treinamentos das ferramentas de configuração, programação e diagnósticos da tecnologia Profibus. Com isso, a companhia espera alcançar benefícios, tais como: qualificação profissional no mercado de serviços em redes industriais; melhorar o nível de diagnósticos e especificação dos requisitos necessários para certificação de redes industriais; e melhorar os projetos e instalações de campo, minimizando os problemas de campo e de configuração dos sistemas Profibus.
O processo acordado já está em curso e pode ser utilizado a qualquer momento pelas unidades da Raízen. Vale destacar que, em algumas unidades, ele é aplicado em todo o processo produtivo de etanol, açúcar e bioenergia.
A Raízen possui 23 unidades em operação e, de acordo com Lourenço, a tecnologia Profibus é utilizada hoje em cerca de 40% da instrumentação de campo e CCMs Inteligentes das áreas industriais. “A tecnologia é aplicada hoje em todo o processo industrial”, acrescenta.
Fabiano André Lourenço, Gerente de Automação e Integração da Raízen.
Ele observa que a aplicação da tecnologia Profibus na produção de etanol, açúcar e bioenergia na Raízen é uma realidade. “O ponto fundamental do sucesso da aplicação da tecnologia Profibus é a qualificação dos profissionais de manutenção das unidades e das empresas que prestam serviços nesses sistemas. Para extrairmos todo o potencial dos recursos disponíveis de diagnósticos de rede, as facilidades e as vantagens de instalação de campo, precisamos de profissionais qualificados e preparados para essa tecnologia”, finaliza