A mais nova planta do complexo industrial da Basf na Bahia – o Complexo Acrílico, inaugurado oficialmente em junho de 2015 em Camaçari, e dedicado à produção de ácido acrílico, acrilato de butila e polímeros superabsorventes – recebeu o Seminário On Site da Associação Profibus Brasil, no dia 10 de março.
Essa planta – que é a primeira fábrica de ácido acrílico e superabsorventes da América do Sul – atualmente utiliza os protocolos Hart, Foundation Fieldbus, Modbus e Profibus DP pra comunicação industrial. A Siemens foi responsável pelo fornecimento dos dispositivos Profibus, e o startup da unidade aconteceu, de fato, em agosto de 2015.
Participaram do encontro técnico 18 profissionais da Basf dos departamentos de Mecânica, Engenharia, Automação e Instrumentação, Elétrica e Automação, e Manutenção Industrial.
A parte da manhã do Seminário foi dedicada às apresentações teóricas. Após uma breve explanação sobre a organização Profibus no Brasil e no mundo, seguiram-se as palestras técnicas sobre: Fundamentos do Profibus DP/PA; Boas Práticas de Instalação; e Panorama sobre a Tecnologia Profinet. O período vespertino foi destinado às demonstrações práticas, por meio de kits didáticos e produtos de algumas das empresas associadas, o que possibilitou a costumeira integração com o corpo funcional da Basf e, sobretudo, a discussão de questões específicas e atuais.
O objetivo é a continuidade do desenvolvimento de diversos trabalhos conjuntos entre a PI Brasil e a Basf, incluindo-se a solicitação dos profissionais da Basf e os esforços de talvez tornar possível a criação de um Centro de Competência Profibus na Bahia.
Aspecto de uma das palestras técnicas na Basf.
Grupo de participantes do Seminário On Site.