A primeira edição oficial do Profinet On The Road teve a cidade de Belo Horizonte, MG, como palco no dia 14 de julho, com a participação de 55 profissionais representantes de empresas, na maior parte usuárias finais das tecnologias Profibus, Profinet e AS-i, tais como: Usiminas, Vale, Copasa, Cedro Têxtil, Vallourec, além de prestadoras de serviços e integradoras da região.
O evento fez parte de uma das etapas do Road Show Profinet que a PI Brasil está organizando, abordando temas de grande importância, como: difundir os fundamentos do padrão Ethernet, do Profinet e dos conceitos da comunicação Real Time, e avançando para abordar questões como configuração básica, sistema de endereçamento do Profinet, demonstração da integração entre Profibus e Profinet às Redes WiFi com Profinet. Em outra etapa, abordar Sistemas Safety e Security com o Profinet, diagnósticos, funções estendidas com o Profinet, automação de processos e IoT com Profinet, e finalizando com boas práticas na aplicação do Profinet.
Auditório do Profinet On The Road oficial realizado na capital mineira.
Vieira acredita que na indústria existe um paradigma conservador sobre redes de campo, há uma necessidade de confiabilidade e tempo de resposta alto, e, em paralelo, novas tecnologias são desenvolvidas a cada instante, e junto com esses avanços a interoperabilidade e a convergência das redes se torna um fator decisivo. “A Internet de Todas as Coisas (IoT) e Industrial Internet de Todas as Coisas (IIoT) é uma via do desenvolvimento das redes industriais, e sem dúvidas o Profinet é uma tecnologia que atende esses requisitos, é simples, rápida e próxima dos usuários”, avalia o analista.
Na sua visão, o Profinet on the Road é um excelente evento, sendo seu conteúdo técnico de alto nível. “É um evento para quem deseja aprender e fazer negócios”, pontua Vieira.
Renato Vieira, Analista de Infraestrutura da Vallourec: “aprender e fazer negócios”.
Este é o pensamento de Lucas Fontoura Goulart, Engenheiro de Controle e Automação da Cedro Têxtil, com mais de 140 anos de tradição, é uma das principais empresas têxteis do país, com capital 100% brasileiro e capacidade de produção de 168 milhões de metros quadrados de tecidos por ano. Seus principais produtos são denims, brins e telas, que compõem o mix tanto na linha Moda quanto na linha Profissional e nos Tecidos Técnicos. Sediada em Belo Horizonte, a empresa gera cerca de três mil postos de trabalho, em suas quatro fábricas localizadas nas cidades de Sete Lagoas, Caetanópolis e Pirapora, contando ainda com duas centrais de distribuição instaladas em Contagem e Pirapora.
Goulart igualmente avalia que eventos como o Profinet on the Road são de suma importância para a disseminação de conhecimento, desmistificação, troca de expertises e networking. “Para utilizar uma determinada tecnologia com confiabilidade, devemos conhecê-la; a falta de informação muitas vezes compromete o sucesso de uma nova solução. Dessa forma, a PI Brasil nos presenteia com um evento recheado de temas específicos, demostrando diversas aplicações da tecnologia Profinet, desmistificando conceitos errôneos e nos brindando com um bate papo envolvente e instigante. O Profinet on the Road se torna mais que puramente informativo e nos leva para uma reflexão sobre as novas oportunidades tecnológicas dentro do cenário industrial atual e futuro”, conclui Engenheiro de Controle e Automação.
Lucas Fontoura Goulart (ao centro), ao lado de colegas da Cedro Têxtil, que também
participaram do Profinet on the Road em Belo Horizonte.