O NetHOST FB é um mestre Fieldbus funcional e de autonomia que permite aos PCs industriais e outros sistemas embarcados controlar as redes Fieldbus em uma conexão LAN comum.
Um simples protocolo de transporte baseado em TCP/IP transfere os serviços entre a unidade de controle e o dispositivo. Para a integração do dispositivo é fornecido uma DLL para Windows e um código fonte em linguagem C para soluções embarcadas. Em ambos os casos, a interface de chamada (API) é idêntica às placas Fieldbus para PC da Hilscher, Isso torna o NetHOST uma placa de PC remotamente controlável para instalações em campo.
100 bytes de dados de processo de E/S podem ser trocados través da rede LAN em cerca de um milissegundo. Os serviços acíclicos para as estações Fieldbus, como por exemplo, PROFIBUS DP Master classe 1 e 2 também são suportados. O software de configuração da rede Fieldbus já vem incluso com o produto. Dois dispositivos podem ser usados em combinação para realizar aplicações redundantes. Os serviços são fornecidos para executar uma alternância controlada no caso de um dispositivo falhar ou uma conexão se romper. Caso um dispositivo falhe, o slot de cartão de memória permite que um operador de manutenção realize a recuperação da configuração e/ou firmware em um dispositivo sobressalente em menos de um minuto.
Não há mais necessidade de se preocupar com disponibilidade de slots no PC industrial ou compatibilidade com os diversos barramentos de placa mãe, o NetHOST FB possui duas portas RJ-45 para poder conectar um cabo de rede convencional a sua rede. Com isso é possível conecta-lo via switch, roteador, bridges Wi-Fi, via Internet através de roteadores, conexões VPN. As portas Ethernet tem a função de um switch que possibilita cascatear um NetHOST a outros economizando portas do switch.
2 portas Ethernet disponíveis para as redes PROFIBUS DP Master Classe 1 e 2 com até 125 slaves, CANOPEN Master com até 126 nós e DEVICENET Master com uma rede de até 64 escravos.
A ilustração a seguir mostra a aplicação típica de um NetHOST FB conectando redes PROFIBUS DP, CANOPEN ou DEVICENET de uma planta industrial sobre uma rede padrão Ethernet até um PC industrial.