Sempre que um sensor falha e precisa ser substituído, é uma das principais causas de tempo de inatividade ou desperdício (na filosofia Lean). Um dos benefícios da tecnologia IO-Link é reduzir drasticamente esse tempo de inatividade não planejado e substituir os sensores com facilidade, especialmente quando se trata de sensores de medição ou sensores inteligentes complexos, como sensores de fluxo, sensores de monitoramento de posição contínua, sensores de pressão, sensores a laser e assim por diante.
Quando pensamos na substituição do sensor de medição analógica, há várias etapas envolvidas. Primeiro, encontrar o sensor certo; segundo, calibrar o sensor para a aplicação e configurar seus pontos de ajuste; e, terceiro, torcer para que o sensor esteja funcionando corretamente.
Na maioria das vezes, a calibração e a configuração do ponto de ajuste são um processo manual e, se os processos 5S forem implementados adequadamente, há uma boa chance de que os procedimentos sejam anotados e acessíveis em algum lugar. O processo em si pode levar algum tempo para ser realizado, o que atrasaria a linha de produção, causando inatividade indesejada. Frequentemente, esses sensores de missão crítica estão em áreas de difícil acesso da máquina, tornando a substituição, e ainda mais a configuração, um desafio.
O IO-Link oferece um recurso inerente para resolver esse problema e elimina a incerteza de que o sensor esteja funcionando corretamente. O primeiro benefício que vem com os sensores habilitados com o IO-Link é que as medições ou leituras estão nas unidades de engenharia diretamente do sensor, incluindo bar, psi, mícrons, mm, litros / min e galões / min. Isso elimina a necessidade de dimensionar e ajustar as medições na programação para as unidades de engenharia.
Em segundo lugar, os mestres IO-Link oferecem a capacidade de reconfigurar automaticamente os sensores. Muitos fabricantes chamam isso de substituição automática de dispositivo (ADR) ou funcionalidade do servidor de parâmetros do mestre. Em poucas palavras, quando ativada em uma porta específica do mestre IO-Link de várias portas, a porta principal lê a configuração atual do sensor e as bloqueia. A partir desse momento, quaisquer alterações feitas diretamente no sensor serão automaticamente substituídas por esses parâmetros bloqueados. Os parâmetros bloqueados podem ser acessados e alterados apenas através de usuários autorizados. Quando chega a hora de substituir o sensor, é necessário apenas uma etapa: encontrar o sensor de substituição do mesmo modelo e conectá-lo. É isso!
Quando o novo sensor é conectado, o master IO-Link detecta automaticamente que o sensor de substituição não possui os parâmetros corretos e os atualiza automaticamente no sensor. Como as leituras estão diretamente nas unidades desejadas, não há alterações a serem realizadas.
Também é importante observar que, além do recurso ADR, pode haver parâmetros ou configurações nos sensores que alertam sobre uma possível falha no sensor no futuro próximo. Isso evita o tempo de inatividade não planejado devido à falha do sensor. Um bom exemplo seria um sensor de pressão que envia uma mensagem de alerta (evento) indicando que a temperatura ambiente está muito alta ou alertando que o valor da luz reemitida está abaixo do limite – implicando que a lente está turva ou o alinhamento está desativado.
Texto escrito por Shishir Rege
Shishir Rege é especialista em vendas técnicas e arquiteturas de controle na Balluff Inc. Ele possui mais de 19 anos de experiência na aplicação de robótica e tecnologias de automação industrial em diversos setores, incluindo automotivo, embalagens, aeroespacial e médico. Shishir gosta de compartilhar seu conhecimento e paixão pela automação para resolver os desafios atuais da automação.