As empresas de todo o mundo passaram a apreciar a tecnologia IO-Link por sua fácil instalação, além de ser o primeiro protocolo padronizado desse tipo. Tournou-se a solução ideal para muitas companhias, pois permite conexão de produtos a diferentes sistemas e controladores em todo lugar.
Desenvolvido para adicionar esse tipo de flexibilidade e eficiência de custos às aplicações de automação, o IO-Link refere-se à primeira tecnologia de E / S padronizada em todo o mundo (IEC 61131-9), que possibilita a comunicação entre sensores inteligentes, atuadores e IO-Link IO Hubs. Esta poderosa ação ponto a ponto baseia-se na conexão de atuadores e sensores de 3 fios estabelecida há muito tempo, mas sem necessidade de cabeamento específico (por exemplo, nenhuma blindagem é necessária).
Uma arquitetura do sistema IO-Link incluirá o seguinte, conforme ilustrado abaixo.
- Dispositivos IO-Link (por exemplo, hubs, sensores, atuadores);
- IO-Link mestre;
- Conexões de dados / alimentação.
Anatomia do IO-Link Mestre e Hub IO-Link
O Mestre IO-Link simplifica o trabalho dos engenheiros de sistemas, permitindo usar um sensor ou atuador inteligente para diferentes tipos de aplicações. Como visto na imagem acima, o Mestre IO-Link possui oito portas IO-Link e cada porta se acopla a um Hub IO-Link. Os hubs podem então transmitir sinais digitais de sensores / atuadores conectados, por meio do IO-Link para o Mestre. Isso acrescenta melhor eficiência e conectividade.
Com avanços tecnológicos recentes, os mestres IO-Link agora podem se conectar – em combinação com os hubs do IO-Link – a um total de 132 conexões de E / S por sistema!
Além dos benefícios óbvios que acompanham o aumento do número de dispositivos de E / S conectados, a utilização da tecnologia IO-Link mais recente oferece talvez um benefício mais importante para o processo de automação: um protocolo padronizado entre todos os Hubs IO-Link e Mestres que substituem sistemas modulares proprietários e suporta uma inicialização mais rápida da máquina e ciclos de manutenção mais curtos.
Os avanços na tecnologia IO-Link estão permitindo essas vantagens e enfrentam os seguintes desafios da indústria de automação:
- Padronização – Manter um padrão futuro e simplificado na automação é essencial para o crescimento da sua fábrica inteligente. A tecnologia IO-Link foi desenvolvida para enfrentar esse desafio.
- Demanda de mão de obra especializada – A atualização do seu sistema IO-Link para um padrão mais novo e eficiente significa que será mais fácil de ser mantido, sem um software complexo e muitas vezes desatualizado.
- Transparência – Através da tecnologia IO-Link, com um Mestre de IO-Link como meio de conexão contínua com o PLC, há uma maior transparência da atividade do sistema do PLC até o nível do sensor e do atuador.
Como garantir que seu sistema IO-Link esteja funcionando para você
Utilizar o cabeamento atual: Ao atualizar para um sistema IO-Link, não há necessidade de cabos novos ou proprietários – podem ser usados conectores padrão M12 de 3 ou 5 polos convencionais não blindados. Se a aplicação solicitar uma forma de cabeamento proprietário, fique atento. A eficiência e a prova futura do seu sistema de automação podem sofrer.
Identificação automática do dispositivo: Os Mestres e os Hubs do IO-Link devem oferecer algum tipo de função de identidade de dispositivo integrada que, no caso de troca ou substituição do dispositivo, garanta que nenhum dispositivo IO-Link incorreto ou incompatível possa ser acoplado. Sem esse recurso, a resolução de problemas pode prejudicar seu tempo de atividade.
Multiuso: Dependendo do fabricante, as portas IO-Link master podem ser multifuncionais para entrada ou saída digital, o que permite uma ampla variedade de configurações multiuso.
Além destes benefícios, existem outros que a nossa equipe técnica poderá mostrar. Entre em contato conosco para mais detalhes e possíveis aplicações.