23 jun 2020

NetMIRROR – TAP como ponto de acesso passivo a redes ethernet industrial

O netMIRROR é uma TAP – Test Access Point e fornece um ponto de acesso de diagnóstico permanente para redes industriais.

A infraestrutura ethernet no chão de fábrica tem, portanto, altas demandas em disponibilidade e segurança contra falhas. Os pontos de acesso de diagnóstico devem ser instalados em cada infraestrutura de rede, conforme mencionado no guia de planejamento PROFINET. Assim, é possível reagir de maneira rápida e eficaz para isolar e eliminar falhas de funcionamento.

Existem diversas ferramentas de diagnóstico e monitoramento de rede ethernet industrial disponíveis no mercado. Conectá-las a uma porta de um switch pode não ser muito eficiente, visto que há necessidade de suporte à função de espelhamento, reconfigurar o switch para espelhar o tráfego e ter uma porta disponível para espelhamento. Porém, essa configuração pode gerar algumas consequências indesejadas, pois, como o switch injeta tráfego na rede alterando sua performance e não prioriza o espelhamento, consequentemente, altera o tempo de rede e fica suscetível a perda de pacotes de dados essenciais para confiabilidade e análise deles.

O netMIRROR atua de forma totalmente passiva. Com ele, é possível conectar a ferramenta de diagnóstico com total acuracidade, ou seja, sem perdas de pacotes de dados em redes Real-Time-Ethernet (tempo de encaminhamento é inferior a 1 ns). 

Suas portas de espelhamento possuem como característica comunicar somente no sentido de saída, impossibilitando o retorno e injeção de tráfego, garantindo a performance real da rede industrial.

A topologia de rede em linha pode ser utilizada de forma totalmente segura. O netMIRROR possui um sistema de alimentação com proteção contra polaridade reversa, e em caso de falha na alimentação 24 VDC, a rede industrial permanece conectada através de seu sistema by-pass, e apenas a captura de espelhamento é interrompida, garantindo disponibilidade para a rede de automação.

Os sistemas industriais Ethernet, como o PROFINET, não apenas formam o backbone para soluções industriais avançadas, mas, também, para aplicações no contexto da IIoT e indústria 4.0.

O netMIRROR pode ser utilizado como ponto de captura de dados na rede PROFINET e conectar à IIoT Gateways de modo que os dados sejam acessados de forma passiva, ou seja, sem a necessidade de alterar configurações do CLP (I/O Controller).

Com a comunicação de dados em sentido único, acrescenta mais uma camada de segurança em aplicações IIoT, garantindo que a rede corporativa (TI) não atue na rede de automação (TA). Essa topologia pode ser desejada para fins de mineração dos dados de dispositivos industriais usando computação de borda no IIoT gateway, conectando dados valiosos ao negócio em aplicações em nuvem na camada corporativa, trabalhando de forma paralela à lógica de controle do CLP. 

A Envisia possui soluções para IoT e conectividade em redes industriais. Para mais informações, acesse www.envisia.com.br ou entre em contato: comercial@envisia.com.br 

 

Autor: Kelvin Santana, gerente de soluções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *