Um dos fundamentos mais importantes para a Indústria 4.0 é a possibilidade de uma comunicação contínua. Em muitas instalações, no entanto, sensores antigos, que transmitem sinais analógicos para o controlador, ainda são usados. Para garantir uma comunicação digital contínua, a ifm Electronic oferece conversores IO-Link.
Na SPS, em Nuremberg, Alemanha, a ifm Electronic apresentou uma nova série de conversores IO-Link analógicos. Os dois conversores, DP2200 e DP1222, convertem sinais de sensor analógico de 4…20 mA ou 0…10 V para uma comunicação digital IO-Link. Isso habilita o cliente para usar as vantagens da comunicação IO-Link com sensores analógicos mais antigos. A transmissão de sinal, por exemplo, é insensível à interferência da EMC. Além disso, os sensores analógicos podem ser facilmente integrados às aplicações Indus-try 4.0.
A conversão reversa, ou seja, de IO-Link para um sinal analógico, também é necessária em algumas aplicações. Exemplos típicos para isso são o controle de válvulas proporcionais e inversores de frequência que precisam de um sinal de entrada analógica. Para essas aplicações, a ifm Eletronic também oferece dois novos conversores. Os conversores DP1213 e DP1223 convertem valores de IO-Link digitais medidos em dois sinais de saída analógica independentes, dependendo da versão, de 4…20 mA ou 0…10 V.
Os conversores compactos atendem à classificação de proteção IP67 e, portanto, são adequados para uso em condições ambientais ásperas. A conexão é feita por meio de conectores M12. Todos os conversores podem ser facilmente configurados via IO-Link.