Rogério Souza da Mata (rogeriomata@smar.com.br)
e Valeria Paula Venturini (valeria@smar.com.br), Divisão
de Pesquisa e Desenvolvimento Eletrônico, Smar
Equipamentos Industriais.
1 - Introdução
Este
artigo apresenta características básicas
da tecnologia Field Device Tool (FDT) e um exemplo
de Device Type Manager (DTM) implementado para o
posicionador inteligente FY303. Esse DTM permite
a integração
desse posicionador em qualquer sistema que suporte
a tecnologia FDT (www.fdt-jig.org).
2 - Tecnologia FDT/DTM
A tecnologia FDT é um
padrão de software aberto que define interfaces
e componentes e permite a integração
de drivers de diferentes equipamentos em um sistema
de engenharia unificado, não importa o fabricante
ou protocolo de comunicação. Além
da interoperabilidade, essa tecnologia tem a vantagem
de permitir que as interfaces com o usuário
sejam ricas em elementos gráficos e implementem
funções complexas não cobertas
pela tecnologia de DD’s. Através da definição
de interfaces para integração entre os
componentes de software do sistema, é possível
atingir um nível de integração
análogo à tecnologia plug’n’play
para aplicativos de escritório.
Um cenário
que está se tornando comum é a coexistência
de vários equipamentos de campo de diferentes fabricantes
até mesmo operando com diferentes protocolos.
A
idéia básica é encapsular as funções
específicas de cada equipamento em componentes
de software (DLL, ActiveX, OCX, EXE) que se comunicam
entre si através de interfaces padronizadas e
abertas e são gerenciados através de um
ambiente de software único chamado aplicativo
FDT.
3 - Arquitetura modular
A tecnologia FDT/DTM propõe
uma arquitetura modular. Nessa arquitetura, cada DTM
representa um equipamento na hierarquia instalada no
campo, levando a uma representação bastante
semelhante para a hierarquia lógica exibida
pelo aplicativo FDT. Por exemplo, o DTM de uma interface
USB / Profibus DP é representado pelo seu DTM
de comunicação. A conexão lógica
entre os DTMs será equivalente à conexão
física entre os equipamentos.
Na figura anterior
podemos ver 2 DTM’s instanciados na configuração
de teste. O nó HOST PC representa a origem de todos
os DTM’s e é um canal lógico do Frame
Application. O nó abaixo dele é o DTM de
comunicação Profibus que permite o uso da
interface is Pro Adapter, que converte de USB para Profibus
DP. Logo abaixo é instanciado o DTM do posicionador.
Perceba que o DTM de comunicação aceita tanto
equipamentos DP quanto PA. Para os equipamentos PA é preciso
usar o coupler do lado físico. Não há necessidade
de um DTM para o coupler porque esse equipamento é transparente
na rede Profibus. Veja na figura seguinte os equipamentos
usados no desenvolvimento do DTM do posicionador.
4 - DTM para posicionar inteligente
Profibus PA
O DTM para o posicionador inteligente
FY303 foi concebido usando noções do
modelo MVC, que desacopla a camada de negócios
e as interfaces gráficas com o usuário.
No modelo MVC, há as seguintes camadas:
A seguir temos
as principais interfaces gráficas implementadas
no DTM do posicionador inteligente FY303. A primeira
tela mostra todas as opções disponíveis
no DTM:
4.1 - Diagnóstico
on-line
Permite ao usuário acessar
informações específicas de diagnóstico
do conjunto.
4.2 - Gráfico de step
response para o conjunto posicionador/atuador/válvula
Nessa opção é possível
realizar um step response na válvula para verificar
o funcionamento do conjunto.
4.3 - Configuração
do display
A configuração do
display permite alterar a variável exibida,
o nome, etc.
4.4 - Diagrama de blocos
Nesta tela é possível
visualizar diversas variáveis dinâmicas
e estáticas em todos os blocos internos do equipamento.
4.5 - Diagnóstico e teste
do controle de posicionamento
Esta tela apresenta uma interface
para teste do posicionamento da válvula.
4.6 - Setup automático
Esta opção permite
que o posicionador se ajuste automaticamente de acordo
com as características mecânicas da válvula.
Há indicação de progresso e do
diagnóstico durante a operação.
5 - Conclusão
Esta tecnologia surgiu como alternativa
para a integração de equipamentos em
ambientes heterogêneos, uma vez que permite estender
a funcionalidade normalmente encontrada nas DD’s
para ambientes gráficos ricos e flexíveis,
incorporando execução de funções
complexas como, por exemplo, a calibração
de medidores de nível por radar. FDT está para
interoperabilidade de software assim como Profibus
está para a interoperabilidade de hardware.
A tecnologia
FDT é uma padrão europeu que está rapidamente
crescendo em outros continentes. No site oficial da tecnologia
(www.fdt-jig.org) é possível
obter os documentos necessários para implementação,
encontrar a lista de empresas que suportam a tecnologia
bem como novidades sobre o tema. Há um trabalho
intenso em andamento para transformar essa especificação
em uma norma internacional IEC. Atualmente a norma suporta
o protocolo HART, Profibus e alguns protocolos proprietários.
Há um grupo trabalhando ativamente para suportar
outras tecnologias como DeviceNet e Modbus.
A OPC Foundation anunciou recentemente o interesse
em colaborar com FDT devido à grande
sinergia entre as duas soluções, que visam a interoperabilidade
no ambiente industrial. A tecnologia FDT sinaliza como uma tendência tanto
para fabricantes de equipamentos de campo quanto para fabricantes de sistemas
de automação.
6 - Informações
sobre os autores
Engº
Rogério Souza
da Mata, graduado em Engenharia Elétrica na
Unicamp em 1997, trabalha no Departamento de Desenvolvimento
Eletrônico da Smar Equipamentos Industriais Ltda,
em Sertãozinho, SP. Suas principais atividades
estão relacionadas ao desenvolvimento de equipamentos
e sistemas envolvendo HART, Profibus e FF, com especial
enfoque para diagnóstico inteligente, sistemas
de manutenção e computadores de vazão.
rogeriomata@smar.com.br (16)3946-3516 ramal 6614.
As.
Valeria Paula Venturini, graduada em Análise
de Sistemas pela Universidade Paulista (Unip) em 2000,
trabalha no departamento de Desenvolvimento Eletrônico
da Smar Equipamentos Industrias Ltda, desde 2000. Suas
principais atividades estão relacionadas ao
desenvolvimento de sistemas de configuração,
diagnósticos e manutenção de equipamentos
de campo, nos protocolos HART e Profibus. valeria@smar.com.br (16)3946-3516 ramal 6656.