+ Instalações em Profibus-DP: técnicas & dicas.

  + DT303: transmissor de densidade com tecnologia Profibus-PA
  + Basf: Profibus para solução integrada em quatro projetos.
  + Caixa de junção Turck para aplicações em Profibus-PA
  + CPX, terminais de válvulas com grande flexibilidade Festo
  + Associação Profibus faz sucesso no ISA Show
Notícias
  + Smar marca presença no estande da Profibus International em Houston
Treinamento
  + Palestra Visão do Cliente traz experiência da Basf

OUTRAS EDIÇÕES
Edição 01 - Abril 2004
Edição 02 - Junho 2004
Edição 03 - Agosto / Setembro 2004
Edição 04 - Outubro / Novembro 2004
Edição 06 -
Fevereiro / Março 2005
Edição 07 - Abril / Maio 2005
Edição 08 - Junho / Julho 2005
Edição 09 - Agosto / Setembro 2005
Edição 10 - Outubro / Novembro 2005
Edição 11 - Dezembro 2005 / Janeiro 2006
Edição 12 - Fevereiro / Março 2006
Edição 13 - Abril / Maio 2006

EXPEDIENTE

PROFINEWS BRASIL
Edição nº 05
Dezembro 2004 / Janeiro2005

PROFINEWS BRASIL é uma publicação eletrônica bimestral da ASSOCIAÇÃO PROFIBUS, distribuída a seus associados, fornecedores e usuários das tecnologias PROFIBUS e AS-i

Diretor Presidente
Paulo Roberto Figueiredo de Camargo (Siemens)

Diretor Vice-presidente
Bruno C. Tassinari (Festo)

Diretor Vice-presidente
César Cassiolato (Smar)

Secretário Executivo
Silas Anchieta

Jornalista Responsável
Sílvia Bruin Pereira
(MTb 11.065 / MS 5936).


Associação PROFIBUS
Caixa Postal 11.063-9
CEP 05422-970
São Paulo - SP
Fone/Fax (11) 2849-3202
www.profibus.org.br
profibus@profibus.org.br

PRODUTOS

CPX, terminais de válvulas com grande flexibilidade Festo

 

CPX é uma nova geração de terminais de válvulas Festo, concebida por meio de uma tecnologia que agrega os recursos dos seus demais terminais, aprimorando a relação custo x benefício e oferecendo alta flexibilidade em vários aspectos.
Os terminais CPX têm um sistema de diagnóstico muito completo, preparado para verificar o funcionamento dos componentes e transmitir informações, possibilitando uma operação confiável da rede ou do sistema em que estiverem integrados. Essa família tem como grande diferencial os recursos elétricos, com módulos de entrada e saídas digitais e analógicas e conexão para redes fieldbus.
São produtos de grande flexibilidade, que aceitam a incorporação de novos módulos de acordo com as necessidades. Outra vantagem é que a forma de conexão desses módulos é variada, tem conexões convencionais como o já conhecido SUB-D e um conector bastante novo, o Harax. Com ele não é necessário decapar o fio para fazer a conexão, economizando-se 75% do tempo de conexão em uma instalação elétrica.
Os terminais de válvulas CPX também mantêm compatibilidade com diversos protocolos de conexão em rede (entre eles, o Profibus) e a Festo está agregando inteligência a eles com a integração de PLCs. Isso permite que possam trabalhar como escravo ou até mesmo como mestre de redes.
A nova família de terminais de válvulas CPX tornam-se viáveis, com custos bastante atraentes, as aplicações nas quais se disponha apenas de entradas e saídas elétricas e não necessariamente válvulas. São componentes que podem ser utilizados em uma grande variedade de aplicações nos segmentos automobilístico, farmacêutico, alimentício, metalúrgico, de cosméticos, de processos, por fabricantes de máquinas, fabricantes de bebidas e outros.

Principais características dos terminais CPX
· Grande facilidade de manutenção – a troca do módulo eletrônico é feita sem a necessidade de se desmontar todo o terminal e desconectar a fiação ligada ao módulo, o que evita eventuais erros na remontagem.
· Menor custo – o emprego de polímeros de engenharia na confecção dos terminais de válvulas CPX proporciona redução de peso, mantendo-se as mesmas características dos demais terminais existentes.
· Flexibilidade em tecnologia de conexão – para o mesmo módulo de entrada ou saída diversos métodos de conexão elétrica estão disponíveis, entre eles: conexão M 12, M 8, conectores SUB-D, conexões de engate rápido e Harax.
· Protocolos de comunicação - Profibus-DP, outros.
· Diagnósticos – através de um dispositivo de monitoração, pode-se identificar e solucionar de forma rápida eventuais falhas do processo que o terminal de válvulas CPX está comandando ou monitorando.



A Associação Profibus não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente pelos conceitos, comentários, depoimentos e opinões emitidas em matérias fornecidas pelos seus membros ou artigos assinados. A opinião expressa no conteúdo não traduz em nenhum momento a opinião da Associação Profibus. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações deste newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade. A Associação Profibus se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer edição, comentário ou imagem que possa ser interpretada como contrária aos seus objetivos.

© Associação PROFIBUS. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Associação PROFIBUS.