A primeira demonstração ao vivo de vários fornecedores com IO-Link Safety aconteceu no estande conjunto da PI na feira SPS, em Nuremberg – Alemanha. Oito fabricantes demonstraram as possibilidades e o poder do IO-Link Safety ao no local.
Um PLC failsafe se comunicou com os mestres IO-Link Safety sobre PROFINET e PROFIsafe: grades de luz, fechaduras de portas, caixas de dispositivos de controle e sinalização, botões de parada de emergência e acionamentos seguros integrados na aplicação como dispositivos de segurança IO-Link. Para demonstrar a interação entre IO-Link e IO-Link Safety em uma aplicação, um display de texto IO-Link e uma luz de sinal IO-Link foram utilizados para indicação de status.
O aplicativo também demonstra o modo de comunicação mista em particular, em que dados orientados à segurança e padrão são trocados com o mesmo dispositivo IO-Link, ao mesmo tempo. Isso torna o IO-Link Safety muito poderoso e é usado para acionamentos seguros, fechaduras de portas e caixas de dispositivos de controle e sinalização, entre outros itens. Dessa forma, as funções não orientadas para a segurança podem ser programadas regularmente, enquanto apenas as funções orientadas para a segurança devem ser controladas e monitoradas pelo programa do PLC failsafe.
A engenharia do dispositivo é realizada normalmente com IO-Link usando o IODD (IO Device Description). Se parâmetros específicos do dispositivo e orientados para a segurança também puderem ser definidos com o dispositivo IO-Link, uma chamada ferramenta de segurança dedicada do fabricante do dispositivo pode ser usada além do IODD. Uma interface padronizada (interface de ferramenta de dispositivo ou DTI) está disponível para integração da ferramenta de segurança dedicada no software de engenharia IO-Link. A pré-configuração fora do sistema também pode ser realizada convenientemente com um mestre USB IO-Link. Isso fornece funções de segurança IO-link com o software de engenharia. Isso torna possível testar as funções de segurança antes da instalação no sistema.