A disponibilidade máxima da planta é essencial e a redundância é parte fundamental da solução para atingir esse objetivo. Aplicações como sistemas de tratamento de água, túneis, transporte de bagagem em aeroportos e sistemas HVAC possuem exigências específicas que são atendidas por sistemas redundantes ou de alta disponibilidade.
Para garantir que nada aconteça quando uma CPU falhar, CPUs redundantes são sincronizadas via PROFINET: uma CPU de backup sincronizada com a CPU primária garante que nenhum dado seja perdido e evita interrupções na produção.
Um sistema PROFINET redundante possui três níveis: Controlador PN, Rede PROFINET e Dispositivo PN, onde a redundância de uma camada é independente das outras camadas. Os modos de operação de redundância são de acordo com a quantidade de dispositivos e conexões com os controladores, conforme imagem:
Módulo de interface com uma conexão com controlador (S1); Módulo de interface com duas conexões com os controladores redundantes (S2); e Módulo de interface redundante com duas conexões com controladores redundantes (R1).
Abaixo, como os sistemas redundantes podem resolver vários problemas potenciais na operação e manutenção da planta.
Evitando tempos de inatividade da planta
Alta disponibilidade durante a operação para evitar perda de produção.
Prevenção de danos
Evita paradas não programadas em que o produto processado pode ser permanentemente danificado.
Economize esforço de manutenção
Aplicações em que há dificuldades de manutenção – você tem mais tempo para agendar o trabalho de serviço.
Prevenção da perda de dados
Previne um longo tempo de religamento do sistema e perda de dados.
Operação sem pessoas no local
A presença de pessoas para manutenção pode ser mais bem planejada.
O tempo de inatividade de máquinas e instalações quase sempre significa interrupções na produção. Na pior das hipóteses, uma interrupção não planejada da planta pode danificar o produto ou o maquinário, o que incorre em mais custos. Os sistemas redundantes podem evitar interrupções em muitos casos, são mais fáceis de manter e atendem aos requisitos legais. Mas, se ocorrer uma interrupção da CPU, a produção pode continuar porque a CPU de backup assume o controle sem problemas.