26 fev 2020

Centro de Competência em Profibus: cursos permitem extrair o máximo da tecnologia para projetar, instalar e manter a rede estável.

Funcionando oficialmente desde 2007 nas instalações do Laboratório de Automação Industrial da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, em São Carlos, SP, o Centro de Competência em Profibus (CCP) foi criado por meio de um convênio com a Fundação para o Incremento da Pesquisa e do Aperfeiçoamento Industrial e tem sido – de fato – o braço tecnológico da Associação Profibus Brasil – América Latina.

Durante quase seis anos, fabricantes, usuários e integradores tem sido supridos com suporte, serviços especializados no desenvolvimento de produtos, treinamento, certificação de produtos, redes e profissionais. Tudo isso com a estrutura oferecida pelo CCP, que inclui sistemas completos em operação com as tecnologias Profibus DP, Profibus PA e, mais recentemente, Profinet, demonstrados através de kits de produtos disponibilizados pelas empresas membros da Associação.

Contudo, a área de treinamento – sejam eles em empresas ou no próprio CCP, incluindo os de certificação de engenheiro e instalador Profibus – tem sido o destaque nos últimos anos, especialmente pelo grau de excelência de conteúdo e qualidade didática.

O CCP foi auditado e certificado em 2009 – recebendo a aprovação para centro de excelência em tecnologia e para centro de treinamento certificado – por Andy Verwer, um dos maiores especialistas mundiais na tecnologia Profibus, o que já lhe concede as melhores credenciais.

O Prof. Dr. Dennis Brandão é o responsável por todas as atividades do CCP. Ele é Engenheiro Mecânico com Doutorado em Automação Industrial, e possui uma experiência significativa em desenvolvimento de dispositivos de campo e suporte de equipamentos robóticos. Além do CCP, também é docente do Departamento de Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia de São Carlos da USP na área de Automação Industrial.

Segundo ele, embora os primeiros treinamentos tenham sido iniciados em 2008, foi a partir de 2009 que os cursos sobre Profibus começaram a deslanchar.  Mais recentemente o CCP iniciou o desenvolvimento do treinamento sobre Profinet, por meio de um financiamento da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), que já está com toda a infraestrutura física e de conteúdo programático concluídos, incluindo os instrutores devidamente treinados, aguardando apenas a auditoria oficial de um especialista da Profibus Internacional.

O CCP oferece quatro treinamentos com todo o material didático e demais recursos integralmente em português: Curso de Engenheiro Profibus Certificado, Curso de Instalador Profibus Certificado, Curso de Introdução à Configuração e Instalação de Redes Profibus, além do módulo “Profibus PA”, oferecido junto com o Curso de Engenheiro Profibus Certificado.

“Os engenheiros e instaladores que obtêm a nota mínima ao final do curso e são aprovados, recebem uma certificação válida internacionalmente, que fica registrada no banco de dados da Profibus Internacional, sendo que é preciso revalidá-la a cada dois anos”, explica o Prof. Dennis.

Outro benefício dos treinamentos do CCP são as aplicações reais, cujos exemplos são baseados na realidade vivenciada pelas plantas brasileiras. “Por exemplo, em relação à Alemanha, muda muito o tipo de aplicação. Lá o programa do treinamento aborda muito mais máquina e aqui muito mais processo. Lá as normas de aterramento seguem uma orientação e aqui no Brasil outra. Enfim, já existe uma adaptação muito significativa dos treinamentos da tecnologia Profibus à realidade brasileira”, compara o coordenador.

“Com forte aplicação nos segmentos de açúcar e álcool, óleo e gás e mineração, a tecnologia Profibus é bastante sofisticada, mas que o usuário final não aproveita 100%. Este é um dos pontos fortes dos treinamentos do CPP, ou seja, como extrair o máximo da tecnologia e mostrar o quanto o protocolo é poderoso do ponto de vista de diagnose”, ressalta o Prof. Dennis.

O CCP também funciona como laboratório de aulas práticas sobre redes para os alunos dos cursos de graduação da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, facilitando também o estreitamento da relação entre a tecnologia, as empresas e a universidade.

Guilherme Serpa Sestito é Engenheiro Elétrico e está no CCP desde 2009. No ano seguinte fez o Curso de Engenheiro Profibus Certificado na Irlanda e, a partir de 2011, é um dos instrutores dos treinamentos.  Hoje Guilherme está levando adiante seu Mestrado e já se preparando para os cursos relacionados ao Profinet.

Paulo Henrique Toledo de Oliveira e Souza é aluno da primeira turma de Automação da Escola de Engenharia de São Carlos e já concluiu seu Mestrado. Depois de um ano e meio trabalho em projetos de automação na iniciativa privada, voltou para o Laboratório de Automação Industrial e também é um dos instrutores dos treinamentos do CCP.

Vale destacar que o público dos treinamentos do CPP tem sido composto por 40% de usuários finais, 40% de integradores e 20% de fabricantes, principalmente de empresas brasileiras que fazem desenvolvimento de produtos.

O Centro de Competência em Profibus registra hoje cerca de 120 engenheiros e instaladores certificados e mais de 400 profissionais treinados em todo o Brasil.

 


Da esquerda para a direita: Paulo Henrique Toledo de Oliveira Souza, Dennis Brandão e Guilherme Serpa Sestito: qualidade de conteúdo e de recursos.


 

 



Dois dos kits de produtos de empresas associadas utilizados nos treinamentos do Centro de Competência em Profibus: valorizando a tecnologia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *