No final do ano passado o Centro de Competência e o Centro de Treinamento Profibus, instalados na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, foram recertificados para a tecnologia Profibus, como também certificados para Profinet. A recertificação foi feita em dezembro pelo Eng. Paolo Ferrari – que é Professor Assistente da Università di Brescia e gerente do Centro de Competência Profibus e Profinet da Itália – e agora no mês de abril, pelo Eng. Hassan Kaghazchi – também acadêmico da Universidade de Limerick na Irlanda, chefe do Centro de Competência e do Centro de Treinamento Profibus e presidente da Associação Profibus naquele país – responsável pela auditoria.
Aproveitando a oportunidade, na mesma época os Centros receberam dois novos kits didáticos oferecidos pela DLG Automação e pela Sense Eletrônica, ampliando a variedade de produtos de diferentes fabricantes, juntando-se aos conjuntos já existentes das empresas Altus, Atos, Endress+Hauser, Festo, IFM, Metso, Murrelektronik, Parker, Pepperl+Fuchs, Phoenix Contact, Siemens, Smar e Wika.
O destaque fica por conta da atual plena capacidade física e operacional dos Centros de Competência e de Treinamento para atividades que envolvam também a tecnologia Profinet, em franco crescimento no mercado, permitindo, por exemplo, a realização imediata de cursos sobre este padrão aberto de Ethernet Industrial para automação, e que permite a integração com outras redes de campo.