Certificação de controlador e dispositivo virtualizado
Certificação de controlador e dispositivo virtualizado
Controladores e dispositivos virtuais são um exemplo perfeito da convergência de IT/OT que desempenha um papel decisivo para o PROFINET na tecnologia de automação. Com os avanços técnicos sendo feitos na tecnologia de virtualização e a crescente demanda por controladores e dispositivos virtuais, a PROFIBUS & PROFINET International (PI) adaptou o processo de certificação PROFINET e atingiu um marco importante com o PROFINET Test Bundle V2.45.0, lançado em agosto de 2024. Instâncias de controladores e dispositivos virtuais podem ser oficialmente testadas e certificadas com efeito imediato. O PROFIsafe também pode ser usado em um contexto virtual, conforme já confirmado pela TÜV Süd com uma carta de conformidade.
Dispositivos PROFINET virtualizados oferecem ao usuário uma série de vantagens, por exemplo, com relação à flexibilidade e escalabilidade, alto desempenho e fácil integração. Assim, dispositivos PROFINET virtualizados rodam em hardware padrão e em ambientes virtualizados, o que permite fácil dimensionamento e adaptação a diferentes requisitos. Isso reduz a necessidade de hardware especial e diminui os custos gerais para as empresas.
Graças à integração perfeita na infraestrutura de IT existente, os controladores virtuais ostentam alto desempenho e confiabilidade. Eles usam TCP/IP e padrões de IT para garantir comunicação estável e eficiente entre os dispositivos em uma rede. Por meio do gerenciamento de recursos correspondente, várias instâncias de controlador e dispositivo podem ser operadas ao mesmo tempo em uma única peça de hardware.
Essas liberdades também vêm acompanhadas de desafios com relação à garantia da qualidade e confiabilidade esperadas dos dispositivos PROFINET.
Aspectos importantes aqui incluem:
O tempo de execução e o comportamento da comunicação podem ser significativamente influenciados pelo ambiente virtual e pela rede de transporte;
A rede de transporte afeta consideravelmente o jitter da comunicação PROFINET;
A virtualização e a rede de transporte não estão totalmente sob o controle do provedor de instância virtual.
Para garantir o alto nível de qualidade esperado na forma de interoperabilidade e disponibilidade, apesar dessa variação, a abordagem de certificação para instâncias virtuais PROFINET foi dividida em duas etapas: Na primeira etapa, o laboratório de testes PROFINET conduz um teste com base em uma configuração de exemplo simples da instância virtual PROFINET. As funções opcionalmente implementadas e obrigatórias são testadas com base na classe de conformidade correspondente aqui. Após a conclusão bem-sucedida, um certificado listando o hardware de referência usado no laboratório de testes, a tecnologia de virtualização e os recursos garantidos pode ser solicitado.
Na segunda etapa, a implementação da instância específica é testada no sistema físico real. Para esse propósito, uma ferramenta está sendo desenvolvida, que deve ser usada no local pelo cliente para testar o desempenho da rede de transporte e os requisitos em relação ao comportamento do tempo (latência e jitter, entre outras coisas) e a carga da rede.
A tecnologia de virtualização continuará a se desenvolver e a vir com novos requisitos a serem incluídos nas especificações e testes de certificação. A PI continuará a acompanhar esse processo com competência.
Texto traduzido. Conteúdo original disponível aqui.