A Internet Industrial das Coisas (IIoT) está revolucionando a manufatura e exigindo maior produtividade. À medida que as empresas competem para colocar seus produtos no mercado, de forma mais rápida e barata, elas precisam de soluções simples para permitir agilidade em suas operações – tudo em um estalar de dedos.
Sem tempo a perder, com orçamentos e mão de obra muitas vezes acima do esperado, os fabricantes de máquinas precisam de produtos fáceis de usar, instalar e manter. Essa necessidade de agilidade e facilidade está impulsionando uma tendência na automação industrial chamada “plug-and-produce”.
Mas, o que isso significa e como impacta as fábricas inteligentes?
Você, provavelmente, já deve ter ouvido o termo plug-and-play. Como o próprio nome sugere, o dispositivo pode simplesmente ser conectado e ligado – e começa a funcionar. Ele traz expectativas de facilidade de uso e de operação confiável e infalível. A extensão prática dos produtos plug-and-play, quando você os aplica em toda uma instalação industrial, deu lugar ao termo plug-and-produce.
Muitas empresas de rede e conectividade estão desenvolvendo seus produtos para seguir os princípios de plug-and-produce. Com uma nova gama de produtos e soluções potenciais ao seu alcance, os fabricantes de máquinas verão muitos benefícios diretos. Um desses produtos são os módulos universais de entrada/saída (E/S). Os módulos de E/S universais são essenciais para a construção de redes que operam no novo mundo de plug-and-produce. Isso não apenas facilita a vida dos construtores de máquinas, mas também tem um impacto direto no resultado final. É especialmente valioso para fabricantes de máquinas que enfrentam restrições de espaço e orçamento ou maiores requisitos de potência e desempenho.
Ok, entendido isso, você deve estar se perguntando: Como a instalação de tais módulos de I/O ou E/S beneficia minha fábrica?
Se quiser tornar a visão de plug-and-produce uma realidade, você precisará desses módulos de E/S universais, e elencamos 5 razões para que o faça:
1. Menos complexidade - Ele permite o uso de projetos de máquinas atuais ou antigos, ao mesmo tempo em que facilita uma atualização futura. Os módulos de E/S universais não precisam de entradas ou saídas específicas. A capacidade de comprar um módulo com quantas entradas ou saídas você precisar – em vez de ficar restrito às 8 entradas e 8 saídas típicas – significa que pode adaptar o módulo às suas necessidades e não o contrário. Além disso, um módulo de E/S pronto para plug-and-produce virá com adaptadores adicionais. Isso permite que os fabricantes de máquinas não apenas comprem módulos com as acomodações de que precisam, mas também mudem o curso e acomodem aplicações variadas sem fazer novos furos de montagem.
2. Inventário aprimorado - Escolher um módulo de E/S universal pode ajudá-lo a estocar menos tipos e variedades de produtos e, por fim, agilizar trabalho com seus fornecedores. Os fabricantes de máquinas podem manter um módulo na prateleira e adaptá-lo para todas as aplicações. O módulo de E/S correto possui mapeamento de bits entre as portas físicas do módulo e a representação lógica. Isso significa que o comprimento do mapeamento pode ser configurado de qualquer maneira necessária para ser intercambiável com qualquer módulo usado na máquina. E, com menos tipos de dispositivos em estoque, menos espaço de armazenamento é necessário para peças de reposição.
3. Uso global - Os módulos de E/S universais devem atender a vários protocolos da indústria para uso global e regional, incluindo PROFINET e EtherNet/IP. Sem esse recurso, os fabricantes de máquinas que atendem países diferentes ficam presos, substituindo os módulos de E/S nas máquinas para atender aos requisitos específicos de cada país ou protocolo. Isso envolve inúmeras variantes de produtos e uma ampla e complexa cadeia de fornecedores. Mas, com o módulo de E/S certo, que atende a protocolos diferentes do setor, a operação global é perfeita.
4. Maior impacto no resultado final - Módulos de E/S mais adaptáveis e fáceis de personalizar significam que seus clientes não precisam gastar tempo e dinheiro treinando a equipe em novos módulos. Com menos peças para treinar, substituições de módulos mais fáceis e menos tempo de inatividade, os fabricantes de máquinas podem ajudar seus clientes a obter maior eficiência geral e economia de custos.
5. Faça mais com menos - juntando todos os benefícios já citados, encontrando os módulos E/S certos para cada aplicação, você poderá simplificar as operações e economizar dinheiro, fazendo mais com menos.
Além disso, a capacidade de usar um módulo para várias aplicações, em vez de comprar novos constantemente para atender às necessidades em evolução, impacta positivamente o resultado final.
Esses benefícios mostram que os módulos de E/S universais são a chave para operar no novo ambiente de construção de máquinas plug-and-produce.
Para quem procura adaptação para uma rede plug-and-produce, a família de módulos E/S da Lumberg Automation, que inclui módulos de E/S ativos, hubs de E/S, unidades de controle distribuídas (DCUs), switches Ethernet, conectores e cabos, é uma excelente opção.
Os módulos de E/S da família de dispositivos LioN-Power não apenas oferecem os benefícios que descrevemos, mas também suportam os protocolos PROFINET e EtherNet/IP, e diferentes componentes de potência. Sua capacidade multiprotocolo reduz o número de itens de estoque ou peças sobressalentes. No geral, os recursos desse produto o tornam econômico, fácil de manusear e flexível.
Você enfrentou algum desafio para fazer essa adaptação? Onde você está em sua transição para uma infraestrutura plug-and-produce?
Contate nosso departamento de engenharia de aplicação e vendas, para mais informações sobre essa solução que vai gerar melhor rentabilidade para a sua fábrica inteligente.