Uma configuração cíclica inadequada pode tornar a comunicação PROFIBUS mais vulnerável a situações de intermitências. Será? Vejamos:
Vamos utilizar um exemplo no caso do PROFIBUS-PA, mas que pode ser utilizado similarmente com o PROFIBUS-DP. Estamos com um transmissor de pressão que tem dois blocos funcionais, um bloco de entrada analógica (AI) e um totalizador (TOT) e que foi configurado ciclicamente com os dois blocos para trocar dados com o mestre PROFIBUS. Mas, a aplicação não utiliza os dados do bloco TOT, ou seja, o transmissor está respondendo com dados no barramento e que não estão sendo utilizados. Agora, imagine que se tenha vários escravos PROFIBUS na mesma situação. O que essa situação poderá causar? Vejamos:
- Aumento do tempo de ciclo: se o tempo de ciclo entre as transmissões de dados for muito longo, devido a uma configuração cíclica inadequada, a duração da transmissão de dados pode ser estendida. Isso significa que o sinal PROFIBUS fica ativo por um período mais longo, aumentando a exposição ao ruído presente no ambiente. O ruído pode interferir no sinal transmitido, levando a erros de comunicação, perda de dados, intermitência e situações complicadas para se achar a causa dos problemas.
- Baixa taxa de atualização: a configuração cíclica determina com que frequência os dados são atualizados entre os dispositivos na rede PROFIBUS. Se a taxa de atualização for baixa, devido a uma configuração inadequada, pode haver um intervalo maior entre as transmissões de dados. Isso significa que qualquer ruído que esteja presente no ambiente tem mais tempo para afetar o sinal PROFIBUS, aumentando a probabilidade de erros de comunicação.
- Latência excessiva: se o tempo de ciclo entre as transmissões de dados é muito longo, pode haver atrasos significativos na comunicação. Isso pode resultar em tempos de resposta lentos e afetar o desempenho geral do sistema.
- Sobrecarga da rede: uma configuração cíclica inadequada pode resultar em um número excessivo de transmissões de dados (já que facilita a entrada de ruídos no tempo de dados), o que pode sobrecarregar a capacidade da rede PROFIBUS. Isso pode levar a quedas de desempenho, perda de dados ou até mesmo falhas na comunicação.
- Degradação do sinal pelo alto tempo de exposição a ruídos: se a configuração cíclica não for escolhida corretamente, de acordo com a necessidade da aplicação, pode ocorrer uma degradação do sinal de comunicação PROFIBUS. Isso significa que o sinal PROFIBUS fica ativo por um período mais longo, aumentando a exposição ao ruído presente no ambiente.
Por várias vezes, uma falha pode ter várias causas. Minimizar as possíveis causas ajudará a garantir a confiabilidade e o bom funcionamento da rede PROFIBUS.