25 abr 2022

Como o omlox possibilita modelos de negócios voltados para serviços

Nos últimos anos, tornou-se evidente que as plataformas servem como mediadores entre consumidores e produtores – seja no dia a dia das pessoas ou no mundo B2B. Muitas dessas plataformas dependem fortemente de dados de localização como um pilar fundamental de seus modelos de negócios. Exemplos disso incluem aplicativos de entrega de alimentos ou mantimentos, aluguel de casas particulares, compartilhamento de cuidados ou bicicletas, contratação de frete, aluguel de máquinas de construção etc. É a localização que ajusta a oferta à demanda, define os custos e a qualidade do serviço, e é uma variável de entrada básica para operações eficientes.
 
Na indústria, ocorreu uma mudança de um modelo de negócios orientado à propriedade, para um modelo de negócios orientado a serviços. Isso é particularmente verdadeiro hoje, em que as demandas de negócios são voláteis e as cadeias de suprimentos foram abaladas e interrompidas. Para lidar com as mudanças e garantir que eles tenham liquidez financeira adequada para reagir a incidentes repentinos, os gerentes operacionais estão fazendo a transição de suas políticas de gastos de CAPEX para OPEX.
 
No entanto, devido à falta de dados de localização contínuos e precisos, os modelos de negócios orientados a serviços na indústria têm sido historicamente limitados a equipamentos internos estacionários ou a cenários de equipamentos móveis externos. Com o omlox, o primeiro padrão de localização aberto do mundo na indústria, novos modelos de negócios orientados a serviços agora são possíveis. 
 
O padrão omlox permite acesso contínuo aos dados de localização. Ele define um middleware de localização leve (omlox hub), que agrega dados de localização de todas as tecnologias e fornecedores de localização e permite a localização interoperável em tempo real com Ultra-WideBand (omlox core zone).
 
As APIs padronizadas e os modelos de operação flexíveis do omlox facilitam um nível de transparência no chão de fábrica e nos armazéns nunca visto até agora. Isso permite o rastreamento de qualquer objeto ao longo dos processos produtivos e logísticos, seja uma máquina-ferramenta, máquina móvel ou equipamento de transporte.
 
Os construtores de máquinas móveis são capazes de construir novos modelos de negócios orientados a serviços para suas máquinas. Além disso, modelos de serviços mais agregados, como “transporte como serviço”, “armazenamento como serviço” ou “segurança do trabalhador como serviço” são realistas e viáveis.
 
Um primeiro exemplo foi publicado recentemente por membros da comunidade omlox, em que o omlox habilitou serviços de aluguel de veículos guiados automatizados (AGV) em locais de produção, reduzindo os tempos de configuração para AGVs em uma infraestrutura compatível com o omlox.
 
 
Estamos apenas começando a explorar a capacidade do omlox de criar novos modelos de negócios orientados a serviços. Atualmente, o omlox está participando de um projeto de pesquisa em conjunto chamado xForge, liderado pela TRUMPF e Fraunhofer IPA, que visa construir uma fábrica completa como serviço. Estamos todos entusiasmados para ver como esses novos modelos de serviço moldarão a indústria nos próximos anos.
 
 
Dr. Matthias Jöst
Líder do Comitê omlox

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *