26 fev 2020

ComX – módulo embarcável para redes PROFINET, OPC UA e MQTT

ComX
 
 
O ComX é um módulo de comunicação em redes industriais para fabricantes de equipamentos industriais que desejam incluir uma interface de rede Real-Time-Ethernet, com protocolos de redes industriais, para trabalhar em redes em chão de fábrica e, paralelamente, comunicar via rede Ethernet padrão TCP/IP e, por último e não menos importante, com aplicações IIoT – “Industrial Internet of Things”, tornando o  dispositivo industrial apto a se conectar tanto a aplicações Fieldbus ou em nuvem. Este módulo foi desenvolvido pela Hilscher, com o controlador multiprotocolo netX, permitindo que se conecte como escravo a redes Real-Time-Ethernet, como PROFINET, Ethernet/IP, entre outras. A mudança de um protocolo de comunicação é feita através de um simples download trocando o firmware. 
 
COMX 51CN-RECOMX-51CA-RE
 
O módulo embedded pode ser fornecido sem conector ou com dois conectores Ethernet RJ-45, já com funções de switch industrial gerenciável integradas e hub para topologias em linha. 
 
ComX Estrutura Software
 
A estrutura de software do módulo ComX51 oferece três canais separados ao host, que podem ser acessados via SPI (50MHz):
  • Canal 0: Dados cíclicos e acíclicos Real-Time-Ethernet;
  • Canal 1: Canal ethernet com socket TCP ou interface Raw Ethernet;
  • Canal 2: Dados IIoT via OPC UA ou MQTT.
 
COMXEB
 
Para um rápido desenvolvimento, é possível utilizar a Evaluation Board COMXEB. Trata-se de um kit de desenvolvimento que funciona de forma independente ao PC – é uma placa de circuito integrado com entrada de alimentação em 24VDC, interface de diagnóstico UART e USB, interface via Dual-Port-Memory ou SPI, fácil acesso a interfaces de comunicação e já com os soquetes contendo a pinagem correta para plugar qualquer modelo dos módulos ComX e iniciar o desenvolvimento de software imediatamente, independente da fase de desenvolvimento da eletrônica do hardware, contribuindo para otimizar o tempo de mercado.
 
Contudo, com este módulo é possível fabricar no mercado nacional dispositivos industriais como CLPs, inversores, drivers, medidores, entre outros, de forma que eles sejam lançados com comunicação em redes Ethernet industrial e já habilitados ao padrão da Indústria 4.0 com comunicação OPC UA e MQTT, sem a necessidade de gateways.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *