A rede PROFINET é uma rede de dados de alta velocidade e alto volume para Automação Industrial, baseada na tecnologia Ethernet. A taxa de alteração de dados é da ordem de milissegundos. O PROFINET é o mecanismo de transporte ideal para mover informações e dados de controle de instalações PROFIBUS-PA existentes para sistemas de controle de nível superior.
Em contraste, a rede PROFIBUS-PA (Process Automation) é uma rede de dados de baixo volume e transição lenta, utilizada para Automação de Processos, baseada em Bus-Powered for Intrinsic Safety (MBP-IS) codificado em Manchester. A taxa de alteração de dados está dentro do intervalo de dezenas de milissegundos até vários segundos. Uma rede PROFIBUS-PA opera em um único cabo que fornece energia e comunicação.
Assim, surgiu a integração da rede PROFINET para aplicações em PA, que permite que os dados de controle e informações relacionadas sejam integrados perfeitamente desde o controlador até o instrumento mais distante na rede, aplicado às áreas classificadas.
A grande vantagem da utilização de PROFINET-PA é a de conectar os dispositivos que necessitam estar em área classificada diretamente ao padrão PROFINET, integrando-os aos conceitos da Indústria 4.0 de forma rápida e eficaz. A rede PROFINET faz a transição para Automação de Processos utilizando Proxies PA. Com isso, a tecnologia disponibiliza informações e controle das áreas de automação de processos para Controladores, SDCDs, SCADAs e outros sistemas de nível superior.
Consideração prof. Baratella*: “O padrão PROFINET PA está em desenvolvimento e será a próxima evolução das redes de comunicação industrial, pois integra a Automação de Processos crítica aos conceitos da Indústria 4.0, de forma eficaz. Será a nova tendência de utilização e aplicação das redes de comunicação industriais nos próximos anos.”
Treinamentos
A PI Brasil, por meio do PITC – Centro de Treinamento PROFIBUS/PROFINET Certificado INATEL (Instituto Nacional de Telecomunicações), oferece curso introdutório sobre a tecnologia. Para conferir a agenda, clique aqui.
Além disso, está em estudo pela Associação PROFIBUS International (PI) o lançamento de um treinamento certificado para PROFINET-PA, previsto para este ano (2022).
Laboratório Inaetl (divulgação)
Prof. PhD. Alexandre Baratella Lugli
Possui curso técnico em eletrônica pela Escola Técnica de Eletrônica "Francisco Moreira da Costa" (1999), graduação em Engenharia Elétrica pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (2004), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (2007), doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (2013) e pós-doutorado, PhD, em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (2020). Atualmente, é coordenador de cursos superiores em Controle e Automação (Engenharia e Tecnologia), Engenharia Elétrica e da Pós-graduação, Lato Sensu, do Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), professor de curso superior do Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL) e coordenador do PICC/PITC PROFIBUS/PROFINET do INATEL.