O Dr. Hassan Kaghazchi esteve no Brasil em abril deste ano para realizar a auditoria do Centro de Competência Profibus em São Carlos. Ele é um dos especialistas mundiais mais reconhecidos em Profibus e Profinet. Conheça um pouco da sua experiência com essas tecnologias.
O Dr. Hassan Kaghazchi (à esquerda) e o Diretor Presidente
da Associação Brasil, Marco Padovan.
ProfiNews – Qual é a sua formação e qual é a sua experiência (acadêmica, profissional e institucional) com a tecnologia Profibus?
Dr. Hassan Kaghazchi – Eu sou um profissional com mais de 30 anos de experiência em ensino, pesquisa e consultoria de automação. Sou professor de instrumentação e controle na Universidade de Limerick, chefio o Centro de Competência e o Centro de Treinamento Profibus na Irlanda, e sou o presidente da Associação Profibus na Irlanda. Estou envolvido com a tecnologia Profibus durante os últimos 12 anos, ministro cursos de formação sobre Profibus e Profinet, além de desenvolver produtos para ambas as tecnologias.
ProfiNews – Qual é a sua análise sobre as tendências da tecnologia Profibus no mercado mundial?
Dr. Hassan Kaghazchi – A tecnologia Profibus ainda continua a crescer e já passou dos 50 milhões de nós. Eu acredito que vai continuar a crescer, devido à sua simplicidade e sua facilidade de uso.
ProfiNews – Especificamente em relação à tecnologia Profinet, como o senhor analisa sua aplicação na área de processos?
Dr. Hassan Kaghazchi – O Profibus PA está crescendo cada vez mais em aplicações de processos. A conexão do Profibus PA para o Profinet atualmente é feita através do Profibus DP (através do uso de Proxies). No entanto, é apenas uma questão de tempo quando a rede PA poderá ser conectada diretamente à Profinet. O PA e a Profinet são tecnologias muito importantes para as indústrias de processo, automotiva e muitas outras no Brasil.
ProfiNews – Qual é a estrutura do Centro de Competência Profibus na Irlanda e quais são seus principais trabalhos desenvolvidos?
Dr. Hassan Kaghazchi – O Centro de Competência Profibus da Irlanda fornece uma ampla gama de serviços para os usuários finais que incluem: suporte gratuito por e-mail e telefone; certificação de instalações; desenvolvimento de componentes de rede; chamadas por telefone para resolver problemas Profibus/Profinet na indústria; realização de seminários semestrais de automação; comunicados de imprensa e atualizações tecnológicas; e cooperação com a ISA (International Society of Automation).
ProfiNews – O senhor poderia nos dar uma visão geral do cenário de validação Profibus e Profinet, do ponto de vista do mercado de automação e instrumentação?
Dr. Hassan Kaghazchi – Devido às exigências para a certificação de todos os componentes Profibus e Profinet, o usuário final tem a garantia de que, quando esses sistemas estiverem instalados, eles vão operar. A instalação correta é importante, e tanto a organização Profibus International como os Centros de Competência e Treinamento provêm a formação exigida para a instalação.
ProfiNews – Qual é a sua avaliação sobre sua visita ao Brasil e quais são as suas impressões sobre o Centro de Competência Profibus em São Carlos?
Dr. Hassan Kaghazchi – Esta é a minha primeira visita à América Latina e ao Brasil. Fiquei impressionado com as instalações do Centro de Competência Profibus de São Carlos. O equipamento disponível está em pé de igualdade com outros centros na Europa, incluindo a Irlanda. Como temos um bom relacionamento com a USP, já temos agendada a permanência de dois de seus pesquisadores por um período mínimo de seis meses em nosso Centro na Irlanda. Estou muito feliz por ter a oportunidade de visitar e auditar o Centro de Competência no Brasil. Eles passaram na auditoria e eu gostaria de parabenizar o coordenador Prof. Dr. Dennis Brandão e sua equipe pelo excelente negócio que organizaram juntos no centro. Também fiz uma apresentação para a Associação Profibus Brasil, onde estive muito envolvido em compartilhar a minha experiência com eles. O feedback foi bastante positivo. Fiquei também encantado com a hospitalidade e estou ansioso para a minha próxima visita.