Engenheiro de Aplicações da Westcon Instrumentação Industrial.
Por outro lado, os projetos de automação modernos devem passar por diretrizes diversas, tais como: segurança, comando, controle, conectividade e eficiência energética. Esta última vem sendo negligenciada na maioria dos casos, haja vista que é bastante complexo monitorar cada equipamento em uma linha produtiva, saber o nível de demanda da produção, e reagir a paradas programadas ou não na produção. Essas ações, na melhor das hipóteses, exigem um projeto que contemple conectar ou desconectar cargas com equipamentos e sistemas adicionais, para efetuar essa gestão de informações e atuar na linha, elevando os investimentos da automação.
Com o advento das redes industriais, mais especificamente do PROFINET, esse protocolo permitiu a incorporação de Perfis, com destaque para o PROFIenergy. O seu papel especifico é o de monitorar e gerenciar dispositivos, através da rede, com objetivo de economizar energia elétrica e aumentar a eficiência energética da planta ou da unidade produtiva.
O PROFIenergy é uma função adicional do protocolo PROFINET, denominada Perfil (Profile), conforme já mencionado. O seu funcionamento está baseado no fato de que uma rede de comunicação trabalha em conjunto com o dispositivo de controle (CLP, por exemplo), a rede de comunicação em si e o sistema ou subsistema integrado.
Utilizando uma única rede, o PROFINET no caso, o Perfil PROFIenergy gerencia os dispositivos (que devem suportar essa função) e, com o funcionamento do sistema, tem-se o comportamento dos elementos, onde o protocolo desempenha funções de comando, de forma acíclica, não interferindo no modo de controle, de maneira a gerenciar a energia elétrica consumida pelos dispositivos. Suas principais características de atuação são:
- Pausas breves: parando dispositivos, por exemplo, no horário de almoço ou em intervalos pré-programados na linha de produção, mantendo as funções de segurança ativas.
- Pausas longas: parando dispositivos, por exemplo, no final do expediente, nos finais de semana ou em paradas programadas, desligando inclusive as funções de segurança.
- Pausas não agendadas: parando dispositivos, por exemplo, quando há uma quebra de equipamento e a linha tem que ser parada para correção; o sistema desliga outros dispositivos dessa rede, mantendo as funções de segurança.
- Medição e visualização de carga: cada equipamento, uma vez possuindo o Perfil PROFIenergy, permite a coleta de dados para exame de parâmetros elétricos, que podem ser armazenados e visualizados para análise e gestão.
Com a utilização de sistemas que permitam o Perfil PROFIenergy, é possível uma redução de custos diretos de consumo de energia elétrica na linha de produção. Além disso, ao gerenciar os dispositivos, utilizando-os somente na demanda produtiva, consegue-se elevar os custos econômicos de manutenção dos equipamentos, como desgastes e lubrificação, por exemplo, elevando-se a vida útil do ativo.