Em direção a uma programação de robôs simplificada
Em direção a uma programação de robôs simplificada
Peter Wenzel (*)
A digitalização consistente e sem falhas, inevitavelmente, inclui aplicações robóticas. Ao longo das últimas três décadas, a PI estabeleceu diversas interfaces proprietárias, apesar de ter iniciado sua trajetória com um perfil de robô básico. Entretanto, a Indústria 4.0 só pode ser implementada por meio de uma padronização consistente.
Atualmente, robôs complexos, estacionários e móveis estão sendo instalados cada vez mais em linhas de produção modernas, para melhorar o grau de automação e reduzir custos. Como essas linhas, geralmente, são controladas por controladores e os usuários criam os fluxos de trabalho da linha de produção nos sistemas de programação PLC correspondentes, a integração simples dos sistemas de robôs é um pré-requisito importante para uma integração eficiente.
As inúmeras experiências que os usuários da PI e os fabricantes já adquiriram no passado com essas interfaces proprietárias, para a integração de robôs industriais em sistemas de controle, por meio de perfis, fundiram-se em uma iniciativa de fabricantes líderes de robôs e PLC com o objetivo de se definir uma interface uniforme entre robôs e controladores.
Como uma prestigiada organização de padronização, a PI recebeu a confiança das empresas envolvidas nesse processo para estabelecer um padrão aberto para essa interface entre robôs e controladores, independentemente do sistema de comunicação subjacente. Isso permite que sistemas de robôs sejam controlados a partir do programa do usuário do PLC em diferentes fabricantes. Uma versão inicial da especificação, conhecida como Interface Padrão de Comando de Robôs (SRCI- Standard Robot Command Interface), foi disponibilizada no final de 2021. Ideias para melhorias e otimizações surgiram à medida que a experiência de implementação foi adquirida por um número crescente de fabricantes de robôs e PLC. A segunda versão já passou pela revisão da PI e em breve estará disponível como versão final.
Bibliotecas diferentes para diferentes fornecedores de robôs.
Uma única biblioteca (SRCI) para todos os fornecedores de robôs.
A programação de robôs, bem como o fornecimento de interfaces de dados padronizadas, tem ocupado os recursos de várias organizações, como a VDMA, a PLCopen e a OPC Foundation há algum tempo. Cada uma das organizações abrange uma parte específica do espectro. Essa foi a razão pela qual a PI convidou os principais especialistas em robótica e fabricantes de PLC para o ‘Get Together for Robotics’, no final de 2022, para moldar o futuro da programação de robôs. A visão é impulsionar a padronização interorganizacional na programação de robôs. A interface Motion Control do PLCopen, os Companion Standards do VDMA e OPC Foundation, bem como o SRCI do PI, formarão a base.
O evento lançou as bases para uma programação de robôs simples, amigável e padronizada, que alcançará um alto grau de interoperabilidade entre diferentes fabricantes.
Para os usuários, a SRCI oferece a possibilidade de escrever programas de robôs completamente no PLC. Iniciantes podem se concentrar nos sistemas de programação PLC desde o início. Aprender linguagens de programação específicas para sistemas de robôs e programação do lado do robô não é mais absolutamente necessário. Além disso, a vantagem para os fabricantes de PLC e robôs é que apenas uma biblioteca precisa ser implementada para alcançar a interoperabilidade entre diferentes fabricantes.
(*) Peter Wenzel – PROFIBUS & PROFINET International (PI)