Com a presença de altos executivos do grupo, incluindo a presença do CEO, Klaus Endress, clientes e parceiros, em 8 de novembro a Endress+Hauser inaugurou a sua fábrica em Itatiba, destinada à produção de instrumentos de medição de vazão, nível e pressão, na qual a companhia investiu cerca de oito milhões de euros.
De acordo com o CEO do grupo, a empresa fabrica mais de dois mil produtos, muitos deles disponíveis em milhões de variações de modelos. “A produção regional na China, Índia, EUA e, mais recentemente, no Brasil, nos permite atender nossos clientes em qualquer parte do mundo de forma rápida e flexível,” explica Klaus Endress. “Esse conceito facilita a logística, reduz riscos de taxas de câmbio e reduz a dependência dos negócios. Ao mesmo tempo, o crescimento dos mercados internacionais também protege os trabalhos em centros de produção europeus”, enfatiza.
Por mais de 30 anos operando no Brasil, a Endress+Hauser concretizou seu desenvolvimento com o estabelecimento do centro de vendas próprio do grupo em 2003. “Desde então, as vendas anuais cresceram mais de 30% em média”, diz Carlos Behrends, diretor de gestão da Endress+Hauser Brasil. “Graças à produção local, estaremos aptos a fortalecer ainda mais nossa posição no mercado brasileiro”, anima-se.
Na fábrica em Itatiba, as modernas infraestrutura e linhas de produção foram instaladas em cerca de 4.300 metros quadrados de área fabril. A fábrica se estende por uma área útil de 18.000 metros quadrados totais, oferecendo espaço suficiente para expansão futura.
Mais de 20 pessoas montam, verificam e calibram instrumentos de medição customizados na nova fábrica, por enquanto, para clientes no Brasil. “Isto nos ajudou a reduzir significativamente o tempo de entrega e de espera,” conta Rogerio Jeronymo, gerente geral de produção de dispositivo de nível e de pressão. “Além disso, ganhamos muita experiência em termos de necessidades especiais e especificações de nosso mercado – seja do lado do cliente ou com relação às normas e regulamentações nacionais”, ressalta.
“Todos os nossos equipamentos e processos estão em conformidade com as normas de nossas empresas parentes na Europa – até mesmo os sistemas de calibração ultraprecisos incomparáveis mesmo em nossa indústria,” destaca Gustavo Lemos, gerente geral de produção de medidores de vazão, e completa: “Somos os únicos produtores de engenharia de medição que fabrica no Brasil com este nível de qualidade!”, conclui.
Vista da nova fábrica da Endress+Hauser em Itatiba
Momento da inauguração da fábrica por executivos da Endress+Hauser