Entrevista: Tilman Schinke, gerente de Marketing da Associação AS-I International, fala sobre o uso da tecnologia no Brasil
Entrevista: Tilman Schinke, gerente de Marketing da Associação AS-I International, fala sobre o uso da tecnologia no Brasil
Entre o fim de fevereiro e início do mês de março, o gerente de Marketing da Associação AS-I International, Tilman Schinke, esteve no Brasil para uma série de atividades, entre elas visitas a empresas associadas e parceiros já usuários e/ou potenciais implementadores da tecnologia.
Com a presença dele no país, aproveitamos para bater um papo sobre suas percepções a respeito da utilização de AS-I pelas empresas brasileiras e o futuro dela por aqui.
Confira:
- PI Brasil:Como você avalia a aplicação da tecnologia AS-i nas empresas brasileiras?
Tilman Schinke: Nas aplicações visitadas nas empresas Mercado Livre, Zilor e Bayer, vi que tinham compreendido a finalidade do sistema AS-Interface em geral, para a solução de automatização rentável. Os benefícios foram utilizados de forma pragmática em termos de cablagem fácil, embora tenhamos verificado que, em alguns casos, existem mais oportunidades usando os diagnósticos e outras vantagens que são fornecidas pelos dispositivos ligados. A segurança, por exemplo, não foi tão integrada como poderia ser. Mas, em geral, as empresas fizeram um magnífico trabalho na implementação da tecnologia.
Olhando para uma instalação que tem sempre de considerar a história, e essa é uma das vantagens da AS-Interface, a utilização dela permite modernizar passo a passo. No fim, pode-se aproveitar os benefícios da Indústria 4.0 via suporte integrado de AS-Interface, mas começando a um nível muito baixo: ganhar em cada passo de integração e isso é o que eu achei especialmente fascinante. No Brasil, a AS-Interface está presente na agroindústria (cana-de-açúcar), na logística, com amplitude em diferentes campos, como em sistemas de mineração, hidroelétrica e cervejarias. Em geral, a tecnologia tem uma vasta gama de oportunidades para os utilizadores, podendo ser aplicada de forma frutífera em quase todos os cenários de automação industrial.
- PI Brasil:O cenário referente ao uso da tecnologia no país é muito diferente de outros lugares?
Tilman Schinke: Em qualquer país, algumas indústrias estão a assumir a liderança e a utilizar automatização mais avançada do que outras, mas principalmente é o hábito nas empresas individuais que decide sobre a implementação da tecnologia mais recente. Algumas estão dispostas a investir mais, à procura de tecnologia de ponta e outras são mais conservadoras. A AS-Interface está em boa posição para poder cumprir com os dois hábitos: a mais recente tecnologia, ASi-5, que oferece mais benefícios no diagnóstico, e as bem comprovadas soluções AS-Interface, que duram e dão benefícios em quase todos os casos. Mesmo no mais recente ambiente ASi-5, podem ser utilizados produtos desde o início. Isso torna a tecnologia tão especial para instalações de retrofit.
No Brasil, percebi que os utilizadores de automação são mais pragmáticos e, antes de mais nada, movidos pela relação custo-benefício, o que pode ser um pouco mais do que na Europa.
- PI Brasil:Na sua visão, o que falta para a tecnologia avançar no Brasil?
Tilman Schinke: Não falta nada em termos de tecnologia, quando visitei o SENAI e o INATEL. Vi que estão absolutamente atualizados. Os laboratórios de automação são de boa qualidade, com todas as novas tecnologias no seu interior. Tive a oportunidade de falar com o professor Alexandre Baratella do INATEL, uma conversa inspiradora, altamente qualificada e absolutamente no estado da arte. Mas, esse tem sido o único ponto de dificuldade no Brasil, penso eu: levar isso para a massa.
O Brasil é um grande país para tornar esse benefício acessível a todos, mas o que o torna difícil é a qualidade nas escolas públicas, conforme me foi dito. É uma pena quando a educação não é acessível a todos. A sociedade moderna precisa de pessoas qualificadas e instruídas. A AS-Interface está ajudando, porque a qualificação necessária para construir um sistema de automação com ela é menor do que para outros sistemas.
- PI Brasil:Asi-5 é uma realidade distante no Brasil?
Tilman Schinke: A tecnologia ASi-5 está apenas no início no Brasil, como em qualquer outro país do mundo. As novas oportunidades é mais uma promessa para o futuro. A AS-Interface está pronta para a automatização digital e orientada para os dados devido à tecnologia ASi-5. Mas não é isso que temos hoje em dia em qualquer instalação comum. Estamos começando e, até termos uma ampla utilização dessa tecnologia, teremos de esperar alguns anos mais. Hoje, vemos os primeiros produtos ASi-5 chegando ao mercado e as primeiras aplicações são muito proeminentes.
Atualmente, a AS-Interface tem mais de 2.000 produtos certificados, ou seja, uma vasta gama de soluções. Teremos mais com a ASi-5, mas isso vai precisar de algum tempo para o desenvolvimento do produto. A ASi-5 tem a oportunidade de apoiar a ligação fácil para o futuro da automação e estou ansioso por ver isso acontecer. Para aplicações atuais, a AS-Interface é a melhor tecnologia disponível, com as oportunidades de integrar a ASi-5 no futuro, e está pronta para enfrentar as exigências.