Ethernet-APL, GT Cabos, conteúdos multiplataformas e treinamentos online estão na pauta de 2022 da PI Brasil
Ethernet-APL, GT Cabos, conteúdos multiplataformas e treinamentos online estão na pauta de 2022 da PI Brasil
O ano de 2021 ainda foi marcado por muitos desafios decorrentes da pandemia de covid-19, mas, com o avanço da vacinação, pessoas, empresas e entidades puderam dar os primeiros passos rumo ao que se tem chamado de novo normal.
Nesse sentido, alinhada às necessidades do mercado de automação industrial, a PI Brasil buscou alternativas para continuar disseminando conhecimento e trabalhando pelo desenvolvimento das tecnologias, seja com encontros, reuniões e eventos online, seja com a retomada dos treinamentos de forma presencial, com turmas reduzidas.
Para 2022, a Associação prevê, entre outras ações, ampliar o apoio aos PITCs (Centros de Treinamentos PROFIBUS/PROFINET Certificados) Inatel e Westcon, para a promoção de treinamentos a respeito das tecnologias da PI e tecnologia AS-I; instalar um PICC (Centro de Competência PROFIBUS/PROFINET Certificado) na Região Nordeste; desenvolver atividades para divulgação da Ethernet-APL; e dar seguimento ao trabalho de levantamento estatístico de PROFIBUS, PROFINET e Cabos. A PI Brasil também terá uma agenda de webinars e workshops onsite, seminários tecnológicos, encontros de integradores de diferentes tecnologias e treinamentos exclusivos in company.
Acompanhando o movimento de digitalização dos negócios, a entidade ainda deverá investir em conteúdos multiplataformas, com a produção e gravação de podcasts e webséries, a fim de disponibilizar mais material técnico de qualidade.
Mais novidade
No próximo ano, o PITC Inatel poderá aplicar os treinamentos Engenheiro Certificado PROFIBUS (CPE) e Engenheiro Certificado PROFINET (CPNE) também na modalidade online. A acreditação, concedida em novembro pela PROFIBUS & PROFINET International (PI), é provisória, vale por um ano.
Segundo André Pretroff, diretor-presidente da PI Brasil, essa autorização vem ao encontro da tendência do mercado. “A pandemia mudou drasticamente a forma de se consumir conhecimento. Nos adaptamos para atender a essa demanda que agora é uma realidade, que chegou para ficar. Poder aplicar esses treinamentos de maneira remota não só facilita o acesso dos profissionais como expande a participação da Associação no processo de disseminação do aprendizado, cultura, aplicação e boas práticas das tecnologias para redes industriais”, comenta.
De acordo com ele, apenas sete PITCs em todo o mundo são habilitados para oferecer os cursos nesse formato. “O Inatel possui uma ótima estrutura e instrutores altamente capacitados, além de um histórico exemplar de qualificação de profissionais, o que foi fundamental para essa validação”, finaliza.
Os primeiros treinamentos acontecerão em março de 2022: