Gateways são aliados quando se trata de integrar protocolos de dispositivos de fabricantes diferentes
Em um dos muitos casos de uso, um fabricante de máquinas de envase viu que necessitava integrar a comunicação dos medidores de vazão que utilizam os protocolos MODBUS com uma CPU que utiliza dois outros protocolos diferentes.
O usuário final havia solicitado a padronização da solução para conectar dispositivos usando serial Modbus com Ethernet/IP ou PROFINET.
O fabricante pensou que usar um gateway externo, o que poderia ser a melhor solução para manter a flexibilidade. Dessa forma, por indicação do fabricante dos medidores, foram utilizados os módulos da família de gateways PLX30 da ProSoft Technology, que podem suportar ambos os protocolos.
Solução
Os gateways da Prosoft Technology permitem configurar e diagnosticar remotamente problemas em uma rede Ethernet.
A família de gateways PLX30 foi desenvolvida para serem dispositivos econômicos, para transferência de dados entre equipamentos que usam protocolos diferentes, oferecendo vários métodos de comunicação (Cliente/Servidor, Mestre/Escravo, entre outros) para otimizar sua comunicação.
Os gateways possuem classificação industrial, são stand-alone, podem ser montados em trilho DIN e fornecem até quatro portas seriais isoladas. Possuem também um slot para cartão SD (cartão SD industrial opcional) para armazenar arquivos de configuração, que podem ser usados para recuperação, transferência da configuração para outro gateway ou backup da configuração geral.
Os gateways de duas portas permitem que cada protocolo resida em uma sub-rede separada, de forma que você não precisa alterar os endereços IP do dispositivo.
Os gateways EtherNet/IP incluem um EDS Add-On Profile incorporado, permitindo uma integração simplificada ao seu projeto RSLogix 5000/Studio 5000, reduzindo o tempo de comissionamento.
Os gateways de dispositivo EtherNet/IP para PROFINET PLX32-EIP-PND oferecem transferências de dados bidirecionais entre um controlador PROFINET e redes EtherNet/IP. O driver EtherNet/IP usa conexões de E/S Classe 1 ou instruções de mensagem Classe 3. O driver PROFINET opera como um dispositivo PROFINET Classe A.
O gateway PLX32-EIP-PND é uma unidade “stand-alone” montada em trilho DIN que fornece duas portas Ethernet, com cada porta usando uma sub-rede diferente.
Características e benefícios:
· Aprovado pela ODVA;
· Certificação PROFINET v2 com conformidade PROFINET Classe A;
· As certificações EtherNet/IP e PROFINET garantem que o dispositivo seja compatível com sua respectiva rede;
· Testado em campo com vários controladores PROFINET de vários fornecedores;
· AOP EDS incorporado fornecido para permitir integração perfeita com o Studio 5000 e RSLogix 5000;
· Usando conexões de E/S EtherNet/IP, nenhuma programação ladder é necessária;
· Múltiplas conexões de E/S para permitir maior rendimento;
· Configuração segura do módulo, por meio do switch do módulo (v1.04 e superior);
· Até 10.000 registradores de 16 bits podem ser usados para trocar grandes quantidades de dados.
No fim, tanto os fabricantes de máquinas de envase quanto o cliente final aprovaram a solução, por sua simplificada ferramenta de configuração e pela velocidade de comunicação dos gateways, podendo conectar cada componente.
Para saber mais sobre essa e outras soluções para redes de comunicação industrial, entre em contato: contato@baumier.com.br ou por meio dos canais Facebook, LinkedIn, YouTube e Spotify.