Inatel é reconhecido como Centro de Treinamento Certificado em Ethernet APL pela PI
Inatel é reconhecido como Centro de Treinamento Certificado em Ethernet APL pela PI
O PITC – Centro de Treinamento PROFIBUS / PROFINET Certificado Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações) acaba de conquistar uma importante aprovação para se tornar um Centro de Treinamento em Ethernet APL Certificado. A autorização final foi concedida pela PROFIBUS & PROFINET International (PI), com sede na Alemanha, por meio do Sr. Peter Thomas, coordenador mundial de todos os Centros de Treinamento, no último dia 12 de março.
Esse reconhecimento é motivo de celebração para a instituição, que agora integra um seleto grupo como o terceiro centro do mundo aprovado nesse escopo. A acreditação já está publicada no site oficial da PI, marcando um avanço significativo para o PITC Inatel e sua contribuição para o progresso da automação industrial.
Além disso, o PITC Inatel já estava preparado para oferecer o curso de Engenheiro Certificado PROFINET PA, a partir deste ano, disponibilizando kits didáticos de Ethernet APL. O Ethernet APL, uma tecnologia de comunicação associada ao PROFINET, representa um novo modelo que possibilita a aplicação dos conceitos da Indústria 4.0 em ambientes classificados, especialmente em setores como o químico, petroquímico, sucroenergético, entre outros, onde há risco de explosão.
O professor PhD. Alexandre Baratella Lugli, coordenador do PITC Inatel, desempenhou um papel fundamental nesse processo. Ele participou de um treinamento exclusivo oferecido pelo centro da Endress+Hauser, na Suíça, sobre Ethernet APL, durante o 34º PI Meeting, em Dubai, em maio de 2023. Desde então, o Inatel tem buscado essa acreditação para se tornar o primeiro centro certificado do Brasil, com habilitação para oferecer o módulo de Ethernet APL.
Adilson Peres Júnior, diretor-presidente da PI Brasil, ressalta a importância dessa conquista. "A aprovação do Inatel como Centro de Treinamento Certificado em Ethernet APL pela PI é um passo significativo para a disseminação dessa tecnologia no Brasil. Isso demonstra o compromisso da instituição, com a parceria da Associação, em capacitar profissionais e impulsionar a inovação na indústria nacional”.
Centros de Treinamento
Os Centros de Treinamento PI (PITCs) desempenham um papel fundamental no suporte a desenvolvedores e usuários no aprendizado e na aplicação eficaz de tecnologias como PROFIBUS e PROFINET. Com o objetivo de aprimorar os conhecimentos dos engenheiros em diversas áreas dessas tecnologias, os PITCs oferecem uma ampla gama de treinamentos especializados. No entanto, todos seguem rigorosamente um padrão de qualidade consistente, sendo submetidos a auditorias pela PI para garantir um desempenho de excelência.
Os engenheiros que concluem com sucesso os cursos e passam nos testes ou exames finais recebem reconhecimento na forma de certificação como engenheiro ou instalador. Os nomes dos profissionais aprovados são publicados tanto nos sites da Comunidade PI quanto em outras plataformas, reconhecendo suas conquistas e contribuições para o avanço dessas tecnologias.